Construções Aditivas e Subtrativas

Não, isso aparentemente nada tem haver com aquele assunto antigo das cores *(lembram das cores aditivas, subtrativas de 2005? ) mas sim, indiretamente tem haver por que nós hoje vamos falar do transplantes de objetos de uma imagem para outra utilizando apenas adição e subtração de luz , vamos lá?

Para começar, abra uma imagem qualquer, de preferência uma que possua uma boa area útil sobrando, um bom exemplo é a imagem do exemplo:

yeyeye

Agora que você já abriu a imagem, duplique a camada única (base) e selecione a ferramenta de redimencionamento presente na interface principal do Gimp, representada pelo icone ikc .

Redimensione o tamanho dessa camada que acabou de nascer de maneira que a mesma fique proporcionalmente menor do que a imagem presente na camada base:

sincea1

Agora, aplique sobre esta camada, o efeito de camada “Somente Escurecer”, é ele o grande responsável pelo nosso efeito:

sasa

Agora, experimente mover a camada onde acabamos de trabalhar, para dentro da imagem do pincel maior, veja o efeito que criamos de maneira potencializada:

deesc

Note que a imagem presente na camada modificada praticamente se funde com a original, porém o efeito subtrativo de luz faz com que algumas areas como o cromado do pincel, assumam detalhes indesejáveis, para corrigir esse problema adotaremos uma solução bem simples que é adicionar novamente luz aos pontos onde ela se faz necessária. Para tanto, duplique a camada na qual trabalhamos anteriormente e aplique sobre esta o efeito de camada “Somente Clarear”, não se preocupe pois vamos apagar a luz em excesso daqui a pouquinho=]:

bleble

Agora, selecione e ou crie um pincel maleável e em seguida ative a ferramenta “Borracha”(bgbf), presente na interface principal do Gimp e com ela, apague todos os trechos que não deveriam conter afim de uniformizar a sua intensidade corretiva:

IPC: para facilitar o seu trabalho, aumente o Zoom da imagem a fim de que você possa obter uma eficiência maior durante a execução da tarefa:

par

Quando o processo terminar, veja o que acontece quando a camada que leva o efeito de camada “Somente Clarear” fica com apenas a area desejada preservada:

gjx

Resumindo: A subtração gradual somada a adição luminosa podem fazer maravilhas!=]

Agora, eu proponho a vocês um pequeno desafio, utilize o que você aprendeu hoje, criando uma arte com conceito livre, porém apenas utilizando a documentação aqui presente=], abaixo segue um pequenino exemplo do que podemos fazer com o que acabamos de aprender se utilizarmos mais algum dos documentos aqui presentes =]:

chch

Por hoje é só pessoal=], vejo vocês no nosso próximo assunto! =].

About these ads

2 Respostas para “Construções Aditivas e Subtrativas”

  1. Gelly Rodrigues Diz:

    Olá Guilherme, tudo bem?
    Obrigada pela visita no blog. Seus tutoriais realmente incentivam minha diversão com o GIMP ;-)
    Agora falando em flisol de Brasília tenho que confessar que gostaria muito de ir. Mas quem sabe você vem ministrar um curso por Campinas, não é mesmo?! ;-)

    []s Gelly

  2. [...] possuem estrutura luminosa  semelhante com fundo branco, então a técnica das “construções aditivas e subtrativas” tão vista por nós no blog “El diablo Cria… mais que suficiente é para atender a nossa demanda, de qualquer forma as imagens abaixo ilustram [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: