Simetria Tipográfica

Caros,

antes de iniciar os trabalhos referentes ao assunto do dia eu gostaria de fazer um pedido a você aluno anônimo, que vem aqui com frequência buscando informações para converter em conhecimento:  PARE DE  FAZER AS COISAS DE GRAÇA PARA TODO MUNDO QUE ALEGA NÃO PODER PAGAR. ESSA POLÍTICA DE “ALMOÇO GRÁTIS” SÓ DEPRECIA O SEU NOME E TRABALHO. Agora para os “BOZOS” existentes dentro da própria comunidade de SOFTWARE LIVRE: SE FOR PARA ME CHAMAR DE O “DARTH VADER ” DO SOFTWARE LIVRE EU ACEITO COM O MAIOR PRAZER MAS SAIBAM QUE ATÉ MESMO AS BITUCAS DE CIGARRO DO MEU CHEFE TEM MAIS VOZ DO QUE VOCÊS. Recado dado podemos prosseguir. Hoje nós vamos falar sobre a criação de objetos não legíveis com tipografia ou seja, como criar desenhos a partir de fontes.

Comecemos abrindo o Inkscape e no mesmo inspecionando o nosso acervo de fontes:

Repare que isto é apenas uma inspeção de rotina para reavivar a nossa memória para recursos que por ventura tenhamos esquecido da sua disponibilidade.

letipe1

Agora selecionando a ferramenta de texto digite em caixa alta ou baixa algumas letras de sua escolha, depois mude a fonte para uma de sua escolha:

letipe2

Como o objetivo é mostrar uma das mais destacadas possibilidades de criação para com esta técnica, escolhi uma fonte do meu acervo que não se reflete em letras mas em símbolos e nada impede que você faça o mesmo tipo de escolha =]:

IPC: Caso o seu acervo de fontes não seja rico este link possui a solução.

letipe3

Agora escolha apenas uma das “letras” e delete as demais, feito isso você pode girar o objeto se assim desejar assim como eu :

letipe4

Agora utilizando o comando “Ctrl + D” duplique o objeto e em seguida inverta o novo objeto criado:

letipe5

Eis o que temos=]:

letipe6

Agora vamos tentar com outra posição, delete o objeto mais novo e coloque o original na posição vertical duplicando-o em seguida:

letipe7

Eis o que obtivemos no exemplo abaixo =]:

letipe8

Agora crie um retângulo preto um pouco maior que o novo desenho que criamos, depois selecione ambos os objetos que compoem o desenho e eleve-os em prioridade de visibilidade para cima:

letipe9

Ainda com os mesmos selecionados, preencha tudo com uma cor do seu interesse e arraste-os para dentro do retângulo preto, feito isso aplique degradê Radial sobre os mesmos e veja oque acontece =]:

letipe10

Pitoresco não? O papel do degradê aqui é suavizar as bordas e fazer com que um objeto se conecte ao outro de maneira que os detalhes menores não desapareçam de todo harmonizando o desenho =]:

letipe11

Vamos ampliar um pouco para poder ver isso melhor:

Repare que as áreas de junção com mais luz e menos luz proporcionam profundidade ao objeto:

letipe12

Agora copie o objeto e cole-o fora do retângulo preto dando ao mesmo preenchimento sólido, isto porque vamos ver um pequeno truque muito eficaz para modificar a expressão de um desenho humanóide básico, como este abaixo:

letipe13

Agora selecione apenas um dos objetos que formam o desenho, pressione tecla “Ctrl” e mova-a um pouco na vertical ou horizontal e veja oque ocorre:

letipe14

Mais de uma face? Sim é possível apenas com um movimento no mesmo objeto anterior, primeiro desfaça o que acabamos de fazer e pressionando novamente a tecla “Ctrl” mova o objeto na horizontal até que o novo desenho se forme:

letipe15

E se nós Inclinarmos? Repare com uma pequena intervenção pode alterar de forma dramática um objeto criado a partir de dois:

letipe16

Dá pra criar com uma fonte mais “convencional”?

Como eu já disse antes meu caro aprendiz a resposta é sim, para tanto escolhi a fonte abaixo, sendo que você pode utilizar qualquer uma do seu interesse:

letipe17

Utilizando o mesmo processo simétrico executado anteriormente neste documento utilizando a nova fonte escolhida:

letipe18

Agora vejamos se eu encaixar o desenho que criei antes ao novo eu tenho? =]:

Para realizar tal encaixe bastou selecionar todos os objetos que compunham o desenho anterior e arrasta-los até a posição desejada sobre o novo =]:

letipe19

Vejamos quantos objetos eu tenho dentro do desenho agora: =]

letipe20

EXERCÍCIO :

A partir de agora vou passar a colocar exercícios de maneira aleatória dentro de alguns documentos, quem desejar que eu corrija basta enviar para o email hrazgriz DOT linuxmail DOT org.

A figura abaixo nos mostra o desenho que se criou da junção dos dois executados no documento com o primeiro duplicado preenchido com um tipo de degradê:

letipe21end

De posse disso crie um desenho e preencha-o utilizando os conceitos estudados:

Este é o resultado do exemplo após a execução do exercício:

letipe22end

Vejo vocês no nosso próximo assunto =].

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: