Text Falls

Caros,

o assunto do dia remete a uma ex namorada minha *(pois é essas coisas acontecem…sabem como é.) , um dia após sairmos de um “drive-in”*(cinemas ao ar livre onde se estaciona o carro para ver um filme, geralmente são equipados com lanchonete e alguns até possuem um parque de diversões “clássico” ao lado ou dentro, onde morei nos EUA haviam dois a uma distancia razoável que era possível ir numa boa) ela me perguntou : “Por que as nuvens parecem letras em forma de cascatas? Não vou dizer oque eu respondi a final isso não é assunto pra hoje mas sim dizer que vamos aprender a criar objetos derivados de tipografia com esse conceito.

Comecemos digitando um pequeno texto no Inkscape:

Textf1

Hora do “recreio”, digitado o texto ou letra, escolha uma fonte que lhe agrade:

Textf2

Feito isso, descarte as letras que por ventura você não goste deixando o trabalho  com menos volume:

Textf3

Agora dê um zoom ou amplie o tamanho do objeto e em seguida duplique-o*(Ctrl+D). Após duplicar o objeto preencha o novo de branco:

Textf4

Agora mova delicadamente o objeto branco até que se forme alguma profundidade:

Textf5

Feito isso, selecione ambos objetos do trabalho, isto porque iremos agora transformar-los em um comum mantendo a forma adquirida:

Textf6

O recurso denominado “Diferença” será o responsável por isso preservando apenas os trechos não comuns aos dois objetos:

Textf7

Muito bem, hora de dar o descenso desejado ao nosso objeto, o grande responsável pela mágica do dia é o filtro denominado “Extrudir” cujo caminho pode ser visto abaixo:

Textf8

Bem, a coisa é bem simples, angulo de 90 graus para dar as nossas retas concorrentes e magnitude a seu gosto para determinar o comprimento:

Textf9

Eis oque temos:

Textf10

Vamos agora adicionar um contorno para melhor definirmos o formato do nosso objeto:

Preencha o traço *(borda) com branco :

Textf11

Opcionalmente podemos reforçar o nosso traço ampliando a sua largura:

Textf12

Hora de exportar o nosso objeto=]:

Textf13

O tamanho é a seu gosto =]:

Textf14

Agora abra a imagem exportada no Gimp juntamente com alguma textura de seu interesse, isso porque vamos mostrar uma das vastas opções de uso deste recurso. Abertas as imagens cole o desenho criado por você em forma de nova camada sobre a textura escolhida:

Textf15

Agora aplique o efeito de camada denominado Sobrepor:

Textf16

Agora duplique a camada do desenho sobre a textura e inverta as cores desta camada:

Textf17

O desenho sumiu? =]

Textf18

Agora experimente mover ligeiramente a camada na qual estamos trabalhando =]:

Textf19

Deletando a camada com o desenho em preto e duplicando a camada agora branca temos? =]

Não exatamente o exemplo abaixo isso porque usamos a borracha na nova camada para criar uma variação na estrutura luminosa final do trabalho=]

Textf20

Textf21

Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!=]

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