Inside that Angel face

aros,

antes de mais nada gostaria de me desculpar pela ausência involuntária, causada por motivos diversos incluindo falta de Internet, mas agora acredito que finalmente possamos retomar a nossa rotina. Dito isso, vamos ao assunto do dia.

Hoje nós vamos falar sobre a adaptabilidade estrutural de objetos a estruturas irregulares móveis, ou seja vamos aprender a transformar a função de um determinado objeto em outra completamente diferente dentro do conceito da imagem a partir da anexação de outro objeto =].

Comecemos escolhendo as imagens formadoras do exemplo do dia:

Abaixo temos a imagem principal, a qual sofrerá a transformação :

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E aqui temos a imagem portadora do objeto a ser transplantado:

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Primeiro vamos preparar o objeto primordial da imagem base de maneira que o mesmo possa receber o implante com o menor número de ajustes pendentes futuros, para tal  faremos uso da ferramenta denominada “carimbo” presente na caixa de ferramentas principal do Gimp:

Selecione uma área clara próxima ou mesmo pertencente ao quadrante da área a ser modificada e preencha o restante desta última com o trecho escolhido de maneira que uma área relativamente uniforme seja criada:

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Não se preocupe se irregularidades e saliências mínimas acabarem por serem preservadas pois isto é algo perfeitamente aceitável e dará mais realismo ao trabalho:

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Feito isso, selecione dentre a imagem doadora o objeto a ser anexado e cole sobre a área preparada para tal, em forma de nova camada redimencionando ainda o objeto se necessário:

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Dependendo da orientação da área de transferência escolhida, um ajuste por rotação pode vir a ser necessário também:

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Feito isso, aplique o efeito de camada denominado “Luz Dura” na camada portadora do objeto transplantado,  tal ação fará com que o objeto se funda a área preparada de maneira que o mesmo assuma suas propriedades de cor formando ainda volume.

IPC: Caso o seu objeto a ser transplantado possua estrutura coloral diferente de tons de cinza a dessaturação do mesmo pode vir a ser necessária.

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Agora utilize a ferramenta “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas desfocadas para eliminar todas as partes indesejadas do objeto anexado:

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Feito isso, agora basta duplicar a camada portadora do mesmo para realçar o efeito =] :

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Eis aqui :

Repare que agora o objeto parece realmente parte do cenário principal além de formar volume em cadência:

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Para quem quiser ir MAIS LONGE =] :

vamos agora repotencializar o conceito da imagem original de maneira que o novo objeto anexado possa se destacar ainda mais, para isso vamos retrabalhar o seu conceito acrescentando outro objeto diferente:

No caso do exemplo do dia o desejo é sombriedade então escolhi uma imagem com muitos traços hostis:

Note que a nova imagem não parece ter traços viáveis para se utilizar, até que se olha para as “mãos”, reparem que as saliências das mesmas podem formar veias, hematomas , músculos e oque mais a imaginação permitir:

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Então, selecionamos as mesmas:

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Colamos sobre a imagem original:

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Como mencionei antes, o redimensionamento as vezes é necessário para que a imagem transplantada possa manter a riqueza dos detalhes pretendidos e a proporcionalidade dentro da imagem:

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Feito isso, aplique o efeito de camada denominado “Luz Dura” sobre a camada portadora da mesma e apague as arestas e demais trechos preteridos com a “Borracha”:

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E o exemplo ficou assim: Preferi optar por criar conexões e saliências no peito de maneira a simular desgaste e pressão:

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A mesma técnica vista aqui também pode ser empregada em outras áreas com pequenos ajustes:

Para setores mais claros e objetos com estrutura luminosa mais rica e diversificada o efeito de camada denominado “Sobrepor” é mais apropriado:

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Nem sempre é valido preencher o objeto mór original por inteiro, deixe o bom senso interagir também:

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Para completar o tom vamos amplificar a estrutura luminosa do trabalho como um todo:

Para tal combine as camadas visíveis:

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Duplique a resultante e dessature esta última:

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Agora vamos realçar os traços utilizando para tal o filtro denominado “Máscara de desaguçar”

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Este filtro não é novo para nós, mas de qualquer maneira vamos ao ajuste primário :

Dando ao parâmetro raio uma valoração baixa estamos limitando a ação do filtro apenas as ranhuras e traços mais presentes da imagem alvo:

Dando ao parâmetro quantidade uma valoração entre 1,40 e 1,60 estamos dizendo ao filtro que precisamos de pouco realce sobre os traços pré determinados. Dito isso podemos prosseguir :

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Eis o nosso trabalho pós filtro :

Repare que agora todos os traços mais precisos estão realçados.

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Agora podemos optar por dois caminhos básicos:

Aplicando sobre esta camada o efeito denominado “Superexposição” estamos usurpando luz nos extremos do trabalho fazendo com que o conceito seja levado para a obscuridade além do sombrio:

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Agora se optarmos pelo efeito de camada denominado “Luz Dura” estamos fazendo o inverso mas mantendo o ar sombrio =] :

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E assim ficou o nosso exemplo do dia=] :

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Então hoje meus queridos nós aprendemos a adaptar objetos a uma imagem de maneira que o objeto anexado alterasse a função do objeto original mór =] . Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!

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2 Respostas para “Inside that Angel face”

  1. O.O ,coitadinha da garota…Muito MARA o efeito =] ;
    Espero que venham mais tutoriais com a qualidade desse

  2. Adorei, a cada dia me surpreendo cada vez mais com o GIMP . Mas vamos concordar ficou bem macabra esta imagem. rsrsrs

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