LuminaTRIX

Caros,

Nosso assunto do dia nos remete ao campo das criações 3D em sua instância mais pura que é a confecção de tais objetos em programas feitos para tal, além de animações e ou personagens outra grande serventia deste tipo de matéria volumétrica se da na criação de recursos voltados para outros programas como o Gimp =], então hoje vamos aprender a criar uma nova família de pincéis para o Gimp no Blender com a forma de estalactites de gelo =] .

Mas… por que criar no BLENDER?

Pois é meus caros, todo bom diretor de arte deve ao menos conhecer todos os nichos que compõem a sua profissão =] incluindo os preceitos básicos da criação 3D .

Dito isso, comecemos então abrindo o Blender, após aberto podemos notar que sua interface apenas parece complicada mas de fato não é como veremos por agora :

Tudo começa com uma cena contendo uma câmera *(ângulo de visão do objeto) , uma lâmpada*(incidência de luz sobre este último) e claro o referido objeto no caso um cubo padrão além das aletas de movimentação =]. Na parte inferior da mesma temos os menus de interação e intervenção para com o nosso objeto em  cena, seu sistema de trabalho é composto por abas diversas semelhantes as vistas no Gimp ou mesmo Firefox catalogadas por tipo de ação e grau de intervenção. Para saber mais sobre o Blender não se limite a este pequeno documento, depois de uma passada na página da comunidade Blender Brasil dentro do 4CMULTI =]

Como queremos recriar estalactites precisamos de um objeto base que seja propenso a recriar pontas afiadas com maior facilidade, então vamos começar apagando o cubo da nossa cena =] : Para tal selecione-o clicando com o botão direito do mouse deletando o com a tecla “delete” do seu teclado em seguida. O Blender ainda pedirá uma confirmação então apenas o autorize. =]

Feito isso, vamos agora adicionar um novo objeto a nossa cena, para tal na parte superior da sua interface basta navegarmos até o menu “Adds” ou “Adicionar” e selecionar a forma “IcoSphere” criando um domo geodésico na nossa cena =]

O Blender ainda irá perguntar quanto ao Raio e Subdivisões, no caso os valores padrões já nos atendem =]

E eis aqui o nosso novo objeto =]

Agora para obtermos as pontas afiadas, vamos extrudir os lados do nosso objeto =] , para tal no menu inferior troque o modo de controle para “Modo de Edição” para que possamos trabalhar no formato do material em si :

Repare que ao trocar o modo de edição temos todas as faces do nosso objeto selecionadas, no caso você pode selecionar quantas desejar ou manter como está, para finalmente extrudir o objeto aperte a tecla “E” para obter acesso a essa ferramenta selecionando em seguida o método de extrudição denominado “Faces individuais” permitindo assim que todas as faces do objeto possam sofrer o processo de maneira uniforme. =]

Agora basta arrastar o mouse até ficar satisfeito!=]

Quando você ficar satisfeito, troque de novo o modo de interação para com o objeto, mas desta vez para o de entalhe ou “Sculpt” :=]

Sua serventia é nos outorgar literalmente moldar o objeto fazendo uso do mouse ao nosso gosto com diferentes formas de intervensão, sua mecânica de trabalho é bem semelhante a do filtro “Deformação Interativa” já tão conhecido e utilizado por nós no Gimp =] :

Para determinar como se dará a intervenção da ferramenta no objeto basta determinar o fazer desejado no menu inferior cujo sistema de abas é semelhante ao encontrado no quesito manobrabilidade do Gimp

Satisfeito, é hora de avaliar o nosso “monstrinho” =] , apertando “F10″ ou mesmo acessando o menu de renderização =]:

Para obtermos um produto sem fundo comecemos alterando o formato do arquivo para PNG em face do mesmo suportar transparência =].

Para obter ainda mais qualidade quanto ao produto final, altere a quantidade de samplers por pixel para sua valoração máxima =]

Feito isso peça ao Blender uma prévia do seu objeto renderizado =] , só lembrando que a visão do mesmo é a mesma dada pelo posicionamento da câmera e da icidência de luz sob o mesmo determinada pela lâmpada base do Blender.

Uma vez satisfeito, é hora de salvar o nosso objeto renderizado =]

Antes de salvar confira se você pediu para que o arquivo fosse renderizado SEM PLANO DE FUNDO=] :

Feito isso, salve onde desejar =]

Agora podemos abrir o resultado no Gimp e salvar como  pincel =]

Criando então novos objetos no Blender podemos dar aos mesmos novas nuâncias de luz e cor criando assim uma nova família de pincéis, mas mais do que isso podemos também fazer uso de tais peças para criar trabalhos derivados em outros planos =] :

Para finalizar deixo uma pequena sugestão

Cri

a

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4 Respostas para “LuminaTRIX”

  1. Mais um super obra prima. Show!!! Um dia chego lá….

  2. Olá Razgriz!!!

    Como sempre, mais um artigo de qualidade!
    Uma ótima dica seria você falar sobre tipografia 3D, tem trabalhos ótimos com isso na web, mas não tenho a menor ideia de como fazer!!
    Gostei muita da abordagem com o Blender!

    Abraço!

  3. Parabens pelo excelente blog, gostei muito dos seus tutoriais. È isso que falta na internet pessoas que expliquem e demonstrem que uma ferramenta como esta o GIMP pode ser util e fazer a diferença.
    abraços
    joao

  4. arte criativa, mistura fantástica do Blender com GIMP
    gostei \o/

    \__/
    (oo)
    _||_
    erick

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