Como Ilustrar sem Apanhar

Caros,

Sei muito bem que ando sumido mas nem tanto, é bem verdade que a migração da Comunidade Brasileira do Gimp e o Cria Livre demandam muito da minha atenção, mas não pensem que me esqueci de vocês, prova disso é o nosso assunto do dia, hoje nós vamos aprender a transformar uma imagem em uma ilustração espontânea e realista, semelhante aos croquis feitos por artistas urbanos no meio das cidades =].

Dito isso, comecemos abrindo  uma imagem presente em nosso acervo =] , lembrando que você é livre para optar pelo arquivo que você desejar , isso serve também para o campo da pré-edição, afinal….é claro que o carro não era assim -:

Escolhida a imagem, vamos a suite de plugins G’MIC que contém mais de 415 plug-ins para fazer a nossa alegria, efetue o download e coloque o arquivo dentro da pasta de plugins do Gimp:

Feito isso, vamos até a mesma, o caminho na grande maioria dos casos se assemelha ao visto abaixo:

Uma vez aberta a suite, vamos até o Plugin denominado B&W Sketch cuja função é cobrir os traços da imagem com linhas tracejadas, Seus muitos parâmetros permitem diversos estilos de traço e nível de coerência. Como as possibilidades de ajuste são praticamente infinitas, veremos um ajuste simplório que executa um traço mais consistente e próximo e assemelhado ao esboçado em cadernos, para tal, mantenha o parâmetro denominado “Coerência” com valoração entre 0,70 e 1,25 para que os traços sigam relativamente a orientação espacial da imagem, o campo denominado “Stroke length” determina o tamanho dos traços a serem criados, portanto utilize uma valoração entre 330 e 500 para obter um traço não tão forte mas relativamente preciso. Quanto ao parâmetro denominado “Opacidade” procure deixa-lo com valoração abaixo de 0,5 para que os traços não fiquem densos demais.

Quando ficar satisfeito, deixe o filtro executar o seu trabalho =] . Repare como temos um traço extremamente detalhado da imagem que chega a ser um pouco poluído em certos casos, mas é exatamente o que queremos por agora.

Hora de fundir o traço a imagem =]

Aplique sobre a camada portadora do mesmo o efeito de camada denominado “Sobrepor” e reduza sua opacidade para cerca de 30% , isto fará com que o traço fique com uma aparẽncia mais natural perante o trabalho.

Para complementar a sensação do traço vamos acrescentar um pouco de luz, para tal duplique a camada portadora do mesmo e aplique o efeito de camada denominado “Extrair Grãos”, esta ação irá literalmente lançar as ranhuras dos traços para fora =]

Agora vamos complementar o nosso trabalho criando uma pequena composição com pincéis de conceito compatível por cima, no caso escolhi alguns grafites para combinar com o ambiente =]. Para que ela se funda ao trabalho basta aplicar o efeito de camada “Sobrepor” sobre a camada portadora da composição =]

E assim ficou o nosso exemplo do dia, uma imagem ilustrada sem esforço algum!

Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!

About these ads

Uma resposta to “Como Ilustrar sem Apanhar”

  1. Legal! Nao conhecia este pacote de plugins.

    Link da pagina do projeto, que ficou faltando no artigo: http://gmic.sourceforge.net/gimp.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: