BEAT-FACTORY BOX

Bem, para recomeçarmos os nossos trabalhos nada melhor do que um tema relativamente “light” certo?

Então, hoje nós vamos falar sobre geometria flexível, aprendendo a construir formas com perspectivas =], O procedimento é bem semelhante ao que fizemos sobre a barra de navegação com o compiz, mas bem menos burocrático, vamos lá?

Para começar, abra uma nova imagem com tamanho sugerido entre 300×500 e 400×500 pixels, com a cor que você desejar, mas lembre-se que a cor subtrativa máxima(PRETO significa ausência de cor) e que a cor aditiva máxima (Branco significa a soma de todas as cores luz) devem preferencialmente serem utilizadas apenas como plano de fundo, a menos que você saiba o que está fazendo.

I.P.C: Caso você deseje, você também pode optar em preencher este espaço com algum degradê, como foi feito com o nosso exemplo do dia:

imagem documentação1

Muito bem, agora é que começa a diversão, vamos agora fazer com que a imagem que criamos fique inclinada em diagonal, para tanto, nós vamos usar o nosso velho conhecido filtro “Mapear Objeto”, presente no menu de Filtros “Mapear”, para quem não se lembra ou não sabe o caminho basta seguir a imagem abaixo:

imagem documentação2

Abaixo nós temos o procedimento sendo executado quanto a perspectiva do objeto, lembre-se que você é LIVRE para definir como será o encaixe final:

imagem documentação3

Quando estiver satisfeito clique em ok.

Agora, na imagem que o filtro acabou de criar, você já deve estar vendo o nosso objeto inclinado, para fazer a forma geométrica nós vamos duplicar a camada do nosso objeto e fazendo uso da ferramenta de espelhamento vamos inverter a sua orientação da direita para a esquerda de maneira que ela fique oposta a camada que foi duplicada.

imagem documentação4

Agora, mova a camada que acabou de ser espelhada até que ocorra um encaixe simétrico com o objeto da camada original, porém não execute um encaixe uniforme, deixe uma linha fina sobrando entre os objetos:

imagem documentação5

Agora, utilizando a ferramenta de seleção retangular, presente na interface principal do Gimp, trace um retângulo sobre metade do objeto que acabamos de espelhar afim de que os excessos possam ser removidos sem riscos para as outras areas da imagem total:

imagem documentação6

I.P.C:Lembrando que você pode retirar os excessos de onde desejar em qualquer camada.

imagem documentação7

Por fim, basta adicionarmos uma camada transparente com um plano de fundo da nossa escolha e para adicionar gráficos a caixa o procedimento é o mesmo executado anteriormente, bastando inclinar o objeto até que o mesmo se enquadre dentro da perspectiva do objeto alvo =]

imagem documentação8

Viram como foi facil? Então meus aprendizes vejo vocês amanhã* no nosso próximo assunto!

2 Respostas to “BEAT-FACTORY BOX”

  1. Ei razgriz. legal este espaço aqui.
    o tutorial é útilo pra aplicação de capas em livros, ou labels de cds, por exemplo.

    continue firme com o projeto. (:
    abraço.

  2. Nossa cara muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito legal!!!!!!!!!!!!!

    Estou aprendendo agora a mecher no gimp e pode crer que vc me ajudou ^^.

    Obrigado

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