The House of the King

Olá, bem este é um assunto relativamente simples mas complexo, vamos envelhecer papel e texto de uma só vez. Todos prontos?

Começe criando uma imagem de tamanho entre 500×700 e 800×1000, dê a imagem um tom marrom claro em uma camada separada. Abaixo nós temos um bom exemplo de tonalidade:

fesx

Agora, sobre essa camada vamos utilizar o filtro “Ruido RGB”, para quem não sabe ou não se lembra do caminho até o filtro basta seguir a imagem abaixo:

ruiruirui

Agora, atribua um valor acima de “15” para o vermelho e zere os outros valores:

rakrak

Agora, utilize sobre a resultante da ação do filtro anterior o filtro “Desfocagem Gaussiana”. Para quem não sabe ou não se lembra do caminhho até o filtro, basta seguir a imagem abaixo:

grgrs

Atribua um valor entre 6 e 10 para a ação do filtro e deixe que ele faça o seu trabalho:

gcisa

Agora, vamos voltar o nosso foco para a interface principal do Gimp, mais precisamente para a aba de controle de canais *(ou janela caso você tenha preferido assim na sua customização), nela vamos criar um novo canal preto, renomei-o se desejar para manter o seu trabalho organizado:

canacana

cdfs

Agora, vamos utilizar sobre o canal que acabamos de criar, o filtro “Plasma”, mas não da maneira usual, vamos adicionar alguma turbulência a imagem com o mesmo, mas antes veremos como se chega neste filtro:

dertb

O ajuste adotado por você é livre e sem restrições, dependendo apenas do grau de ruido que se deseja adicionar ao trabalho=]

osod

Agora é a vez do filtro “Mapa de relevo”, vamos utilizar um ajuste fino para este filtro, uma vez que não queremos algo muito aspero, porém antes para quem não se lembra do caminho até o filtro, basta seguir a imagem abaixo:

elelex

Como se pode notar, o parâmetro “profundidade” teve valor baixo para dar apenas uma leve aspereza a imagem

nitri

Agora crie uma camada transparênte sobre o trabalho e coloque ali uma pequena composição de pincéis que tragam um conceito de papiro e ou medieval a seu gosto e depois aplique sobre essa camada o efeito de camada “Sobrepor” =]:

alderbani

Agora, escreva um texto ou palavra qualquer utilizando uma fonte que não destoe do conceito do trabalho que você esteja fazendo, escreva o texto todo em preto e por fim aplique o efeito de camada sobrepor ao mesmo, caso algumas partes fiquem muito apagadas, duplique a camada do mesmo e utilize a ferramenta “borracha” nos trechos onde o texto ficou forte demais:

alderbanius

Pronto! Agora você já sabe como fazer papel antigo =]

Vejo vocês no nosso próximo assunto!

3 Respostas to “The House of the King”

  1. Gelly Rodrigues Says:

    Esse tutorial é muito interessante. Por sinal tentei fazer um exemplo igual através da matéria publicada na revista gimpzine7. O detalhe diferente no meu exercício aconteceu na hora em que salvei o trabalho. Parece ter perdido a configuração de envelhecimento:-/

  2. Gustavo Siqueira Says:

    Olá. Gostei bastante do Tutorial…Mas me confundi muito em várias vezes.
    Claro que estou engatinhando ainda em matéria de softwares desse tipo. Quis aprender alguma coisa e procurei os tutoriais…Mas eu não achei esse muito fácil pra quem não sabe nada.

    Há muitas vezes que fica confuso o que fazer. Como por exemplo na parte dos canais. É para deixar selecionado o “Alfa” apenas? O que você quer dizer com canal preto? (Soy noob xP) Não consigo por o mapa de relevo. Eu faço tudo como aqui está mas ele simplismente não aplica a imagem. Ela continua igual.

    Eu tenho que selecionar alguma coisa nas camadas?

    Bem, repito que eu não conheço nada, e estou começando agora. Mas seria legal algumas coisas “mastigadas” por assim dizer, para quem está começando certo?

    Obrigado!

  3. phenonart Says:

    Olá Gustavo,

    O blog foi feito basicamente para os meus aprendizes mais antigos
    Mas não se preocupe, abaixo deixo o link do meu primeiro livro que é voltado para quem está começando no universo da computação gráfica livre =]

    http://unilivre.sourceforge.net/O_GIMP_para_Mentes_Criativas

    um abraço!

    Razgriz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: