O Cubo dentro da Esfera

O nosso desktop não é só uma coisa bonitinha mas ordinária. É isso o que iremos aprender a criar hoje =].

Para tanto vamos começar com um ato nada convencional, comecemos tirando uma foto da nossa area de trabalho:

Agora redimencione a imagem de maneira que ela fique com tamanho proporcionalmente uniforme, como um quadrado, no caso do exemplo acima a mesma foi redimencionada para 1000×1000 pixels. As imagens abaixo ilustram esse processo:

Para redimensionar uma imagem de maneira desproporcional, basta clicar na pequena corrente ao lado dos valores de ajuste, mas caso você deseje reativar o redimensionamento uniforme basta clicar novamente no ícone aqui citado.

E a qui nós já temos a nossa imagem redimensionada de maneira eqüidistante, formando um “quadrado” abstrato.

Agora vamos abrir o nosso já conhecido filtro de nome “Mapear Objeto” e com ele transformar a nossa agora redimencionada captura de tela em uma caixa. O redimencionamento com valores equidistantes foi feito para que o cubo tivesse proporções exatas. As imagens abaixo ilustraram esse processo:

Primeiro vamos relembrar como chegar até o filtro:

Uma vez aberto o filtro vamos marcar as seguintes caixas de diálogo :

– Fundo transparente. Marcaremos esta para obtermos apenas o cubo que é o que realmente desejamos.

-Criar nova imagem. Isto para obtermos uma nova imagem contendo apenas o cubo.

-Exibir esqueleto na pré-visualização. O esqueleto da figura geométrica irá nos ajudar na hora de ajustar a orientação do objeto dentro do espaço da imagem.

Agora selecione a aba denominada “Orientação” para definir a orientação do objeto dentro da imagem, incluindo o seu volume. Aproveitando a oportunidade, vamos relembrar alguns conceitos que vimos sobre esta aba do filtro em documentos anteriores:

-Posição: este grupo de parâmetros determinam a orientação do local onde o objeto irá ficar dentro da imagem, exemplo: lado direito, mais para o lado esquerdo, para cima e ou para baixo. Os parâmetros utilizados para este fim são os mesmos que utilizamos nas aulas de mortemática da tia teteca da quinta serie (X para orientação horizontal, Y para orientação vertical e Z para o volume que nada mais é do que o tamanho do objeto a ser criado.)

-Rotação : este grupo de parâmetros determinam o angulo de visão do objeto a ser criado, quanto aos atuadores “X, Y e Z, suas funções pouco diferem do grupo anterior pois, X atua no sentido horizontal, Y no vertical e Z no diagonal*(é praticamente a única mudança mais radical.)

Faça os ajustes ao seu gosto e quando estiver satisfeito vá para a aba denominada “Luz”.

Aqui nós vamos equalizar a distribuição da luz pelo objeto, na realidade isto não é obrigatório para o exercício do dia, porém eu prefiro trabalhar assim e você é livre para decidir  se procede ou não para o seu exemplo. Zere os parâmetros “X e Y” e amplie o parâmetro “Z” para um valor acima de 4,10 isso fará com que a luz seja distribuída de maneira proporcional por todas as extremidades do objeto.

Uma vez satisfeito clique em ok e aguarde o processamento da tarefa delegada ao filtro, esse processo pode demorar dependendo do tamanho da imagem e da configuração do seu micro. No caso dos aprendizes que utilizam sistema operacional windows recomendo desligar o monitor e voltar para o pc em cerca de 50 minutos caso a imagem possua resolução superior a 800 x 800 pixels.

E por enquanto este é o resultado do exemplo=]:

Agora vamos voltar para a imagem original e a partir dela criar uma esfera*(porém caso você queira usar um pouco de oportunismo, crie a mesma utlizando o cubo recém criado como base.). Para esta tarefa, vamos utilizar o mesmo filtro anterior apenas alterando a orientação do objeto e o tipo de objeto a ser criado:

Abaixo nós temos a mesma situação, porém tendo como base de escolha a imagem do cubo. A “parte vazia” se deve as áreas transparentes da imagem do cubo.

Mas como eu optei pela primeira sugestão, a minha resultante foi esta:

Agora que já criamos dois objetos, copie o primeiro que criamos*(o cubo) e cole-o na imagem original em forma de nova camada, depois duplique a camada do cubo algumas vezes e monte um pequeno semi quebra cabeças utilizando esses objetos oriundos da duplicação de camadas, para tanto basta clicar sobre o objeto desejado e arrasta-lo para onde desejar dentro da imagem. A imagem abaixo ilustra esse processo:

Por fim, copie a imagem da esfera e cole-a sobre a outrora imagem original em forma de nova camada e aplique o efeito de camada “Somente Clarear”:

Veja o que temos até aqui =]

Agora combine todas as camadas visíveis e duplique a resultante, sobre a camada que nasceu da duplicação,  aplique os conceitos vistos neste documento:

Como sugestão, vá na aba denominada “Tamanho” após escolher o efeito desejado e coloque tamanhos diferentes para os pinceis, o resultado pode surpreender você =]. Ahhh sim, você também é livre para trocar o pincel padrão do efeito desejado por outro de sua escolha na aba denominada “Pincel”=]:

Satisfeito aguarde o processamento e aplique o efeito de camada de nome “Mesclar grãos”:

Para apimentar um pouco mais, combine as camadas visíveis, duplique e espelhe a camada resultante, aplicando em seguida o efeito de camada “Somente Escurecer” =]

Muito bem, e é assim que “termina” a nossa pequena “montanha russa visual” do dia:

Mas não antes sem tocar nas cores!

Combine todas as camadas visíveis e abra o nosso já íntimo filtro denominado “Mapeamento Alien” e aplique os conceitos aqui aprendidos a seu gosto como eu fiz com o nosso exemplo:

Para quem quiser mais, experimente somar ao resultado uma compilação feita com o modelo de cores RGB, duplicando a camada base e aplicando o filtro sobre a nova camada da maneira proposta:

Agora aplique sobre essa camada o efeito de camada subtrativo denominado “Mesclar Grãos” e bom apetite visual =]:

É isso ai, vejo vocês no nosso próximo assunto =].

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: