Amazonius Criativus.

Isso mesmo meus amigos, hoje nós vamos aprender a criar cenários digitais baseados em abstrações volumétricas, vamos lá?

Comecemos criando uma nova imagem com tamanho proporcional ao peso que o seu hardware pode carregar, isto porque os procedimentos que iremos executar requerem muito processamento e memória, então, consulte a lista abaixo para não comprometer a performance da sua maquina durante as atividades propostas:

Entre 256mb e 512 mb = imagem de tamanho da imagem recomendado 800×600 pixel s

Entre 512mb e 1GB ram = imagem de tamanho da imagem recomendado 1024×768 pixel s

Entre 1GB e 4GB ram = imagem de tamanho da imagem recomendado 1600×1200 pixel s

A cor de fundo da imagem a ser criada pode ser preto ou branco, a variação no resultado final se dará apenas na freqüência de luz e intensidade em áreas sortidas.

Agora crie uma nova cama transparente sobre a camada base da imagem, e selecione como degradê padrão na escala de degradês presente na interface principal do Gimp o modelo que tem a cor verde como predominante. A imagem abaixo mostra a localização deste recurso e fala do seu uso:

A escala de degradês [e a barrinha que está abaixo do ícone que representa os pinceis e a mesma já está com o degradê solicitado selecionado, no caso o que predomina a  cor verde.

Clicando nesta barrinha nós temos acesso a escala de degradês, para escolher o desejado basta clicar sobre ele:

Agora vamos direto a primeira parte da nossa pequena mágica do dia. Para criarmos a primeira parte da nossa selva digital, vamos utilizar o filtro renderizador denominado “Chama”. A imagem abaixo ilustra o caminho até o filtro:

Uma vez aberto o filtro somos apresentados a sua interface principal que é composta por duas abas e recursos diversos, vamos agora analizar a mecânica e a interface do filtro por inteiro a fim de amplificar asua usabilidade:

Na aba denominada “Renderização” se pode ajustar todos os parâmetros referentes ao espectro luminoso do objeto a ser gerado. Vamos agora analisar tais recursos:

Brilho/Contraste : Creio que todos já saibam para que estes recursos servem =], mas mesmo assim vamos lá, o brilho faz  a distribuição da luminosidade primária sobre a imagem, ou seja, quanto maior for a sua valoração, mais “clara” será a imagem. Quanto ao contraste o efeito é o oposto, por isso estes dois recursos trabalham em conjunto, um compensando as limitações do outro a fim de se obter um bom resultado.

Gama: Este recurso altera o grau de detalhismo presente no espectro do objeto a ser gerado, ou seja, quanto maior a sua valoração mais pontos irão aparecer no resultado da criação, contudo o seu ajuste só é necessário quando não se deseja um resultado “liso”*(sem pontos e ou quebras de linha)

Densidade da amostra: Define o grau de densidade do espectro a ser gerado.

Super-amostragem espacial : Este recurso tem ligação direta com supracitado definindo o grau de intensidade dos traços do espectro a ser criado.

Raio do filtro Espacial : Este recurso determinará o raio de ação do efeito “estelar” que fica pairando sobre determinadas formas que o espectro possa vir a assumir após a sua geração.

Mapa de cores: Neste campo podemos definis qual recurso definirá o esquema estrutural de cores do objeto a  ser criado, tanto pode ser uma imagem como um degradê, para utilizar o degradê que designamos na interface principal do Gimp, basta escolher a opção “Degradê personalizado”.

Na aba seguinte nós temos todos os ajustes referentes a orientação espacial do objeto a ser criado, vamos a ela:

Zoom: Ele amplia o tamanho do espectro.

X: Orienta horizontalmente a posição do espectro a ser criado dentro da imagem.

Y: Orienta horizontalmente a posição do espectro a ser criado dentro da imagem.

Agora vamos para a melhor parte deste filtro e lá mesmo explicar o que nós vamos fazer hoje dentro dele, para tanto clique no botão denominado editar:

Como podemos ver, ele gera diversos padrões espectrais seguindo um padrão único que pode ser independente ou interdependente dentro de um ou mais parâmetros únicos que encontram-se na parte interior da interface, são eles:

Velocidade: Determina o tempo que será gasto para a geração de uma nova gama de espectros.

Variação: Determinará o tipo e modelo de espectros a serem gerados.

Agora que já estudamos o filtro a fundo, vamos ao seu uso dentro do exercício do dia, gere um espectro que se pareça com folhas e ou “ligações” de arvores, para isto basta clicar em “randomizar” até que algum dos espectros gerados o satisfaça, depois clique em ok e aguarde. Como é um procedimento demorado recomendo fazer um lanche ou adiantar outras tarefas enquanto espera.

e é este o resultado do exemplo após a geração do nosso primeiro espectro =](ainda faltam mais dois)

Agora torne esta camada na qual foi criado o primeiro espectro invisível*(para isto basta clicar no pequeno olho ao lado da miniatura da camada selecionada dentro da interface de controle de camadas.) e crie uma nova camada transparente na imagem, e utilizando o mesmo filtro crie um novo espectro que se assemelhe a a folhas de arvore grossas, abaixo temos alguns exemplos :

Uma vez satisfeito com o novo espectro gerado, torne novamente visível a camada que carrega o primeiro espectro ecrie sobre os mesmos uma nova camada transparente:

Dentro desta nova camada, vamos criar a atmosfera primária da nossa selva utilizando o filtro denominado “Plasma”. A imagem abaixo mostra o caminho até o referido filtro:

Uma vez aberto o filtro, vamos analisar a sua interface:

Limpa e objetiva a mesma é composta de quadro parâmetros que podem sofrer ajustes de maneira independente e ou combinados entre si. Vamos a eles:

Semente aleatória: A cada nova valoração setada uma nova plasma de cores e tons será gerada de maneira sortida.

Nova semente: Clicando sobre este botão, a valoração é trocada aleatoriamente gerando também uma nova plasma sortida.

Marcando o campo “Randomizar, temos o mesmo resultado mencionado acima.

Turbulência: quanto maior for a valoração desta barra, maior será o grau de detalhismo e pontos presentes na plasma gerada.

Satisfeito clique em ok e aguarde.

Gerada a plasma, vamos agora anular o seu esquema de cores, afim de gerarmos um compatível com o tipo de trabalho que estamos desenvolvendo, para tanto primeiro devemos dessaturar a camada que é portadora do efeito que acabamos de gerar. As imagens abaixo ilustram esse processo:

Após este processo, vamos aplicar a cor verde ao plasma, acionando a ferramenta “Colorizar”, as imagens a baixo ilustram esse processo:

Como podemos ver a interface da ferramenta nos permite ajustar a matiz, a saturação e a luminosidade, vale lembrar que tais ajustes são independentes.

Agora, aplique sobre todas as camadas o efeito de camada “Luz Dura” e veja o que temos até aqui:

Agora combine todas as camadas visíveis, e duplique a resultante aplicando em seguida o efeito de camada “Somente Clarear” sobre a nova camada. Agora basta “construir” o cenário, espelhando a camada que recebeu o efeito de camada “Somente Clarear” para onde desejar. Caso deseje,  você ainda pode duplicar a mesma quantas vezes desejar para preencher area útil e ou construir a selva do jeito que você desejar =]. As imagens abaixo ilustram esse processo:

Aqui nós temos a ferramenta de espelhamento presente na interface principal do Gimp em ação:

Note que você SEMPRE pode contar com a ferramenta “Borracha” para eliminar todos os trechos indesejáveis que por ventura surgirem oriundos do trabalho com camadas:

E aqui nós temos o nosso resultado do exemplo de hoje =]:

E para quem quiser um pouco mais de realce basta combinar as camadas visíveis, duplicar a resultante  aplicar o efeito de camada “Luz dura” sobre a camada de cima =-]:

E para finalizar o assunto do dia, um pequeno exemplo do mesmo exercício sob fundo branco:

Muito bem =], vejo vocês no nosso próximo assunto! =]

10 Respostas to “Amazonius Criativus.”

  1. Muito legal! Não sabia que era assim que essas imagens eram feitas =) Congratulações!

  2. Gelly Rodrigues Says:

    Muito bom! Você sempre arrasando nos tutoriais.
    Obrigada😉

  3. Cara show esses tutorias

    to mexendo no gimp no windows

    mas provavelmente logo passarei a usar linux e aproveitar muito mais do gimp

    valeu!

  4. muito show quero aprender mais …muito mais quero me aprofunda …manda mais ae pra mim ok vlw

  5. Caramba ficou nota 1000!Eu já estou acompanhando seus tutoriais e fazendo todos,vc explica muito bem!vlw
    AH! Queria perguntar se vc pode fazer um tutorial ensinando a fazer aqueles fios de luz q se coloca em volta das pessoas nas montagens e tbm fios de luzes entrelaçados,aquardo sua resposta obg!

  6. Gostaria de saber qual esse programa que esta usando …
    e muito loko ….
    abraços

  7. Kraka meu, mto show, vendo esses tutoriais da vontade de me aprofundar muito mais em computação gráfica. Gracias pelo tuto😉

  8. […] usados  na criação de composições de florestas digitais ,veja o artigo no El Diablo Criativo: Amazonius-criativus , como também para criar galâxias e cenários […]

  9. El Diablo tu e mui bueno en tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: