White Voices

Caros,

hoje  me lembrei do barulho surdo que os números fazem quando se transformam em linhas trançadas colaborativamente a fim de forçar a criação de um traçado volumétrico sinérgico comum.

Dito isso, vamos começar criando um traço curvado simples como este portado pela imagem abaixo:

Agora duplique o objeto que acabamos de criar, para tal ação basta pressionar as teclas “Ctrl” e “D” simultaneamente. Feito isso, vamos agora selecionar os nossos dois objetos e transforma-los em um único unindo os mesmos, para isto basta agora clicar em “União” como mostra a imagem abaixo:

Executado o procedimento acima, podemos alterar o formado deste objeto a tempo e a hora de maneira facultativa:

Agora começa a nossa pequena mágica do dia, para tanto, ativemos a interface de efeitos sobre caminhos, cuja localização pode ser vista na imagem abaixo:

Aberta a interface da ferramenta selecione o efeito denominado “Pontilhar Sub-Caminhos” , feito isso, vamos analisar o seu uso mais a fundo:

A caixa de valoração denominada “Número de Caminhos” determina quantos traços vetoriais serão criados a fim de criar o espectro entrelaçado desejado.

A caixa de valoração denominada “Variação inicial de borda” determina o grau de assimetria gerado pelas extremidades dos caminhos atrelados.

A caixa de valoração denominada “Variação do espaçamento inicial” determina qual será o intervalo espacial entre cada caminho atrelado.

A caixa de valoração denominada “Variação final da borda” determina qual será o grau de aleatoriedade das extremidades do entrelaçado vetorial.

A caixa de valoração denominada “Variação do espaçamento final” determina qual será o grau de variação espacial entre os caminhos que formarão o entrelaçado.

O ícone padronizado em forma de dado gera valores aleatórios para cada caixa.

Dito isso, clique primeiro em “Aplicar” antes de qualquer outra coisa, isso ativará a ferramenta na prática, em seguida, vamos ampliar o número de caminhos a fim de criarmos o nosso espectro, configure então a caixa de valoração denominada “Número de Caminhos” para um valor entre 150 e 250 e aperte a tecla “enter” do seu teclado =]

Agora que já temos o nosso espectro criado nós podemos alterar a sua forma a qualquer tempo modificando a sua estrutura, as linhas grifadas em vermelho representam os pontos estruturais do espectro, para alterar a sua forma basta utilizar a ferramenta de edição de nós vetoriais já por nós tanto utilizada e marcada na imagem abaixo:

Aqui nós temos um bom exemplo de modificação estrutural de forma espectral:

Quando ficar satisfeito caso seja do nosso interesse ainda podemos incluir uma borda dura no nosso espectro para que ele fique com uma aparência ainda mais fechada, para tanto duplique o espectro*(basta utilizar o atalho “Ctrl + D afinal ele é um vetor =]) e em seguida aplique sobre este novo objeto o efeito denominado “União” , já visto por nós no início deste documento. Ou se preferir você também pode copiar e colar o espectro e aplicar o efeito, enfim soluções é o que não faltam.

Agora basta mover o novo objeto até que o encaixe fique perfeito, mas este passo quase nunca é necessário pois quando se duplica um objeto ele fica alinhado com o progenitor de maneira padrão.

E aqui temos o espectro exemplo finalizado =]

Agora você pode exporta-lo se quiser para utilizar onde desejar ou ainda continuar a sua composição dentro do próprio inkscape =]. Mas para variar um pouuco exportei o exemplo para trabalhar com ele no Gimp, e aplicando conceitos que nós já vimos aqui no blog em outros documentos…

Este foi o resultado=]

É isso ai pessoal vejo vocês no nosso próximo assunto!

4 Respostas to “White Voices”

  1. Gostei. Continue o bom trabalho! São poucas boas fontes de design gráfico em Linux.

  2. Muito bom mesmo
    Parabéns !!

  3. julioneto Says:

    100% !!! ótima qualidade.
    Seus tutoriais estão ficando cada vez melhor.😉

  4. Excelente!
    O tutorial ficou muito bom! Aprendi mais uns truques agora.

    Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: