Onde deixei os meus CDs?

Caros,

dando continuidade a nossa incursão pelo mundo “vetorial” da coisa, vamos hoje aprender a criar um CD, mas peço a vocês que não se limitem apenas ao objeto que criamos como exemplo, mas sim que utilizem tais conhecimentos para outros empregos conforme a necessidade for aparecendo, tal pedido vale também para os demais documentos.

Sem mais demora comece criando um circulo de bom tamanho mantendo a tecla “Ctrl” pressionada a fim de que suas proporções se mantenham congruentes:

Após criar o circulo, deixe-o sem preenchimento de cor, preenchendo seu traço com a mesma cor que você deseja que o cd assuma, porém em tom mais escuro. Em seguida engrosse o estilo do traço até que a borda se forme como mostra a imagem abaixo:

Feito isso, crie outro circulo com a mesma cor escolhida para a borda do primeiro, mas desta vez, preencha-o com esta cor, deixando seu traço sem preenchimento algum, para tal ação basta clicar sobre o “X” mostrado na interface de preenchimento de objetos. As imagens abaixo ilustram este processo:

Depois de preencher o circulo com a cor, basta ir até a aba denominada “Pintura do Traço” e clicar sobre o “X”, isso irá eliminar o traço de vista pois o mesmo não terá cor. Feito isso, posicione o novo circulo dentro do primeiro que criamos:

Agora, duplique este mesmo circulo e pinte-o de branco, em seguida aplique o sobre tal objeto degradê Linear com padrão de repetição refletido. Feito isso ajuste a orientação da distribuição visual do degradê aplicado com base na vista na imagem abaixo:

Agora duplique este mesmo circulo e preencha este novo de branco, depois reduza sua opacidade para 25% e aplique “Objeto para Caminho” tornando assim o circulo um objeto totalmente editável em todas as suas instâncias estruturais:

Feito isso, esculpa o objeto até que o mesmo forme um reflexo a seu gosto, tomando cuidado para que o mesmo não exceda os limites da borda:

Agora crie um circulo proporcionalmente menor ao primeiro criado no começo deste exercício e com as mesmas características de preenchimento, ou sejam apenas com a mesma cor na borda e sem cor em seu interior:

Feito isso, vamos agora alinhar os nossos objetos de forma centralizada, as imagens abaixo ilustram esse processo:

Primeiro vamos ativar a interface de alinhamento e distribuição de objetos:

Agora, selecione os objetos a serem centralizados, no caso o circulo recém criado e o primeiro, depois clique sobre o recurso denominado “Centralizar Verticalmente”:

Feito isso, duplique o circulo agora a pouco centralizado com o primeiro, preencha-o  de branco preservando a cor da borda e reduza seu tamanho proporcionalmente até que o mesmo fique semelhante ao visto abaixo:

feito isso, centralize o mesmo para com o circulo do qual o mesmo foi gerado:

Agora vamos criar a parte interna do nosso cd:

Crie um novo circulo com a borda sem preenchimento de cor e com preenchimento da mesma cor da borda do segundo circulo e coloque o mesmo lá dentro:

Em seguida abaixe a seleção até que a diferença se torne evidente ficando apenas o circulo branco exposto:

Agora, duplique este circulo e aplique sobre o mesmo preenchimento branco, em seguida aplique degradê linear com o padrão de distribuição luminosa visto abaixo:

Feito isso, abaixe a seleção até que o padrão abaixo seja alcançado, ou seja, com a borda aparecendo sob o circulo branco:

Depois basta centralizar o objeto =]

Visto isso, vamos criar um pouquinho de sombra por dentro =]

Crie um novo circulo com preenchimento negro ou cor próxima e coloque-o dentro do circulo branco sangrando um pouco a borda a fim de que o mesmo crie um pouco de volume:

Agora duplique o mesmo e preencha o recém criado de branco, depois achate um pouco este a fim de que um pequeno pseudo objeto se forme fazendo o papel de sombra, lembrando que a desfocagem é a seu critério:

Para completar, crie um pequeno reflexo criando um novo circulo branco com opacidade reduzida e transformando o mesmo em caminho esculpa-o da maneira que achar mais conveniente, como fizemos com o reflexo maior:

Apenas pense em como você acha que o mesmo deveria ou gostaria que fosse e molde os nós a gosto depois de transformar o objeto em caminho:

Pronto mas nem tanto, repare que as possibilidades são INFINITAS! Vamos terminar vendo pequenos exemplos de alterações na execução:

Se eu esticasse um pouquinho mais o primeiro degradê reflexivo veja como ficaria a parte de baixo do meu exemplo:

Isto já foi visto no exemplo do relógio, basta aplicar o efeito “Diferença para que o mesmo não altere os demais objetos não interessantes:

Para terminar, nem só de azul vive o mundo meus caros =] :

É isso ai, vejo vocês no nosso próximo assunto!

2 Respostas to “Onde deixei os meus CDs?”

  1. Gelly Rodrigues Says:

    Oi Razgriz, tudo bem?

    Uma dúvida! Ao finalizar um trabalho feito no Inkscape, como posso configurar a resolução da arte? O exercício é enviá-lo para gráfica. Dessa maneira preciso salvar como . svg ou expotar como bitmap? Minha referência e a tal ferramenta proprietária do win. que permite configurar a resolução na hora em que salvamos o arquivo. O que faço?

    Obrigada,
    []s Gelly

  2. phenonart Says:

    Oi Gelly,

    vamos lá, existem diversas maneiras de enviar um trabalho para uma gráfica, a mais comum por aqui é a seguinte: Exporta-se o arquivo na resolução desejada em PNG e envia-se, isso evita uma serie de aborrecimentos mesmo para offset como por exemplo roubo de objetos, desacerto de nós, problemas com fontes, “desculpas esfarrapadas sobre “svgs” que não abrem e por ai vai, veja que esta é apenas uma das inúmeras maneiras de se fazer isso, depois me procure para que eu explique sangria de trabalhos e etc

    Bjs.

    Razgriz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: