Haren Firer

Isso me veio a mente no dia do lançamento do novo Gimp, mas só me lembrei de escrever sobre isso nesse momento, vamos aprender a trabalhar com deformações estruturais variáveis de objetos abstratos em trabalhos de forma indireta:

Comecemos criando uma nova imagem contendo um degradê de conceito livre com tamanho sugerido entre 800×600 e 1200×1600 pixel s:

Sobre o nosso recém criado degradê, crie uma nova camada branca e sobre a mesma, aplique o filtro distorcivo denominado “Apagar Linhas Alternadas”:

Agora aplique o efeito de camada subtrativo denominado “Sobrepor” e reduza a opacidade ainda desta camada para 50%. As imagens abaixo ilustram este processo:

Feito isso, vamos agora adicionar uma tênue grade a fim de formarmos encaixes de pixel s visíveis no nosso trabalho:

Para tal, crie primeiro uma camada transparente e aplique o recurso diretamente sobre a mesma:

O ajuste das linhas ou colunas a serem deletadas é de livre escolha porém o padrão atende bem ao exemplo do dia:

Executada a ação do filtro esta é a situação atual:

Ainda sobre a camada nova criada para sofrer a ação do filtro aplique o efeito de camada subrativo denominado “Sobrepor” , feito isso reduza sua opacidade para 30% .

IPC: Você pode trabalhar com o nível de opacidade que desejar porém isto irá afetar diretamente a forma que os encaixes de pixel s irão adotar no termino do exercício então encorajo você a executar testes para estimular a sua evolução =]:

Sobre o trabalho, crie uma pequena composição utilizando o aerógrafo, não se esqueça de utilizar quantas camadas achar necessário:

Quando terminar, combine as camadas visíveis e duplique a resultante:

Agora selecione a nova camada criada e abra o filtro distorcivo denominado “Deformação Interativa”:

É agora que vem o grande pulo do gato: =]

Lembram-se das maquinas de frozen? Pois bem, faça da camada que sofre a ação a mesma coisa que se vê dentro dessas maquinas =]:

Feito isso, aplique o efeito de camada denominado “Diferença” :

Agora combine as camadas visíveis e  duplique a resultante, depois utilizando a ferramenta de espelhamento faça espelhamento vertical aplicando em seguida o efeito de camada denominado “Somente clarear sobre esta camada:

Agora combine as camadas visíveis e duplique a resultante, depois aplique sobre esta ultima o efeito de camada denominado “Super Exposição” e utilizando a ferramenta de espelhamento execute espelhamento vertical e ou horizontal sobre esta camada:

Pronto! Abaixo temos um pequeno exemplo do que poderia ser feito caso continuássemos aplicando simetria ao resultado acima =]:

É isso ai, vejo vocês no nosso próximo assunto!

3 Respostas to “Haren Firer”

  1. Robson Godoy Says:

    caro Razgriz, leio seus tutoriais a muito tempo, e venho trabalhando muito na criação de um manual completo do gimp 2.6, gostaria que você publica-se um tutorial mostrando como se faz um efeito de reflexo, como quando um objeto esta sobre a agua, sera de grande ajuda.
    se vc não se incomodar poderia me mandar seu e-mail, pois gostaria de lhe enviar uma copia do meu livro assim que este ficar pronto. meu e-mail é robsongodoydarosa@gmail.com
    vlw!!!

  2. Adoro essas composições!

  3. Realmente admiro bastante seu trabalho. Já falei do meu interesse em frequentar um dos seus cursos. Espero que possa ser muito em breve😉

    []s Gelly

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: