S.O.L.G

Caros,

Hoje vamos aprender a criar objetos com ilusórias 3 dimensões, vamos lá?

Vamos começar o exemplo do dia criando um retângulo simples de cantos arredondados dentro do Inkscape com cor de nossa livre escolha:

Feito isso, crie um novo objeto circular em tom de cinza claro que contemple toda a extremidade superior do retângulo com o diâmetro desejado para a abertura volumétrica:

Agora vem o primeiro PULO DO GATO:

Duplique o circulo recém criado e dê ao novo objeto a cor preta para facilitar a visualização, depois pressione simultaneamente as teclas : “Ctrl, Shift e 9” . Isto fará com que o novo objeto criado seja redimensionado de maneira uniforme já centralizado com o seu objeto de origem quando aplicável! =]:

Feito isso vamos adicionar reflexo ao nosso objeto a fim de que o mesmo ganhe volume, para isto, duplique o retângulo que criamos primeiro e preencha-o de branco, depois aplique sobre este ultimo degradê linear com alteração da estrutura luminosa em forma horizontal e desfocagem*(Borrão) em torno de 10 % e para finalizar reduza um pouco a sua opacidade. As imagens abaixo ilustram este processo:

Retângulo branco criado:

Alteração da estrutura luminosa do degradê com a desfocagem já aplicada sobre o objeto com opacidade reduzida:

Agora basta selecionar os círculos criados anteriormente e levanta-los para o topo, dessa maneira o reflexo não irá afeta-los =]:

Aplicado o reflexo, vamos agora criar uma sombra para o nosso exemplo:

Para esta tarefa, duplique o círculo cinza e torne o mesmo preto, transformando o objeto em caminho, delete o nó da extremidade superior e mova esta parte da estrutura vetorial um pouco para baixo, em seguida aplique desfocagem sobre o objeto em torno de 5% :

Feito isso, decresça a seleção até que a mesma fique abaixo do nosso trabalho formando uma sombra:

Terminado o procedimento acima eis o que temos até aqui =]:

Agora que já temos o shape básico podemos prosseguir:

Para incrementar o exemplo do dia, escolha uma fonte de sua preferência e escreva algo, depois selecione a ferramenta “Belzier” e crie uma linha reta para em seguida utilizando a ferramenta de edição de nós vetoriais torna-la curva:

Feito isso, coloque o texto sobre o caminho do novo objeto criado, para isto, selecione ambos e clique em “Por no Caminho”:

agora basta alterar o caminho para que o texto se adeque a sua vontade, depois de brincar um pouquinho, faça com que o texto se adeque as diretrizes visuais do seu exemplo. As imagens abaixo ilustram este processo:

Texto já sobre o caminho:

No caso o entorse do exemplo se deu para que o mesmo possa contemplar o exemplo como um todo.

Selecionando apenas o caminho, vamos torna-lo invisível deixando seu traço sem cor:

Agora selecione o objeto texto, pinte-o da mesma cor escolhida para ser a cor do nosso trabalho e mova-o até que este esteja diretamente sobre o trabalho, depois reduza sua opacidade para cerca de 18%  abaixando a seleção até que ela fique por trás do degradê que aplicamos. Para finalizar, duplique o objeto texto mais duas vezes e sobre o objeto mais novo aplique nova cor para formar contraste. No caso do exemplo do dia o mesmo foi preenchido com preto.

Feito isso, voltemos nossas atenções para o círculo preto, vamos alterar sua estrutura luminosa a fim de que o mesmo possa dar algum volume interno ao nosso trabalho.

Para isto selecione-o e aplique degradê linear sobre o mesmo, depois altere a estrutura luminosa do degradê de cima para baixo conforme ilustrado abaixo:

Vamos agora adicionar um pequeno reflexo na parte interna do nosso trabalho, para isto crie um pequeno retângulo de cantos arredondados com preenchimento branco:

Agora reduza um pouco a sua opacidade e altere a sua estrutura luminosa utilizando degradê linear com alteração do seu tracejo de cima para baixo como pode ser visto na imagem abaixo:

Para finalizar, desfoque um pouco o novo objeto para que o mesmo se torne parte do nosso trabalho:

Terminamos? Sim, mas vamos a uma surpresinha final: É possível modificar a borda do nosso trabalho com uma ação bem simples:

Duplique o retângulo cinza e aplique sobre o mesmo degradê radial com padrão refletido estruturalmente semelhante ao visto na imagem abaixo, depois selecione o retângulo cinza antigo e este novo:

Depois aplique interseção sobre a seleção :

Voilá! =]

E aqui temos os dois objetos feitos pelo exemplo do dia =] :

E para finalizar um pequeno desafio :

Questão de prova para o grupo de alunos denominado “Os Processos”:

COMO EU CHEGUEI A ISTO?

Aos demais:

Vejo vocês no nosso próximo assunto! =]

2 Respostas to “S.O.L.G”

  1. Parece uma transformação do primeiro objeto…

  2. É uma pegadinha pra eles =] ainda bem que você não a resolveu,

    de pista posso dizer que começou por outro processo não muito diferente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: