Estruturas metálicas? =]

Caros,

este é um pedido de algumas pessoas que trabalham em uma estamparia de camisetas que fica perto do meu bairro, essas pessoas gostariam de saber como criar padrões metalizados em poucos minutos e achei que isso seria valido para todos. Vamos lá?

Comecemos criando um fractal com estrutura luminosa de fortes contrastes com parâmetros superiores sustenidos contínuos, para esta tarefa iremos utilizar o nosso tão bem conhecido filtro renderizador denominado “Explorador de Fractais”. As imagens abaixo ilustram este processo:

A imagem abaixo ilustra o caminho até o filtro:

Para criar o padrão solicitado, selecione primeiro da lista presente na aba denominada “Fractais” um modelo sem grandes quebras estruturais, bons exemplos seriam “Marble” e “Marble2”, feito isso, na aba denominada “Parâmetros” trabalhe com os parâmetros “Superior” e “Inferior” de maneira que o espectro fique esticado como o da imagem abaixo. Quanto a padronagem das listras é possível altera-las fazendo uso dos parâmetros denominados “Direito” e “Esquerdo”:

Prosseguindo, finalizemos escolhendo um padrão estrutural de cor em degradê de contraste forte e com grandes desníveis de soma e subtração de cor alternadas, abaixo podemos ver um padrão já selecionado que se encaixa dentro deste perfil apesar de possuir apenas duas cores básicas:

Satisfeito, clique em “OK” e aguarde o processamento:

Feito isso, duplique a camada base sobre a qual criamos o fractal :

Feito isso rotacione a nova camada á gosto:

Rotacionada a camada, aplique sobre a mesma o efeito de camada aditivo denominado “Somente Clarear”:

Agora duplique esta mesma camada movendo as novas até que se forme um encaixe simétrico entre estas:

Feita a simetria, combine as camadas visíveis do trabalho :

IPC: Escolha SEMPRE a opção do meio para que não haja sangria ou deformações na imagem resultante deste processo.

Feito isso, duplique a camada resultante:

Sobre esta nova camada aplicaremos o filtro distorcivo denominado “Vento” cuja localização pode ser vista na imagem abaixo:

Uma vez aberto o referido filtro, configure o recurso denominado “Força” de maneira que o mesmo fique com valoração acima de 30, o recurso denominado “Limite” deve ter sua valoração entre 0 e10, o recurso denominado “Estilo” deve ser configurado para “Vento”. O recurso denominado “Direção” tem configuração livre, ou seja faça como desejar enquanto que o recursos denominado “Extremidade Afetada” deve ser configurado para o a modalidade de atuação denominada “Ambos”:

Após o processamento da ação executada pelo filtro aplique o efeito de camada denominado “Diferença”  e já temos o nosso aquecimento concluído =]:

Agora vamos partir para a ignorância :

Combine novamente as camadas visíveis e duplique a resultante, sobre esta nova camada aplique o efeito de camada subtrativo denominado “Somente Escurecer” depois selecione a ferramenta de movimentação presente na caixa de ferramentas do Gimp*(antiga interface principal) e mova esta nova camada gentilmente para a direita ou para a esquerda ou para cima ou para baixo e veja  o que acontece=], você ainda pode duplicar essa mesma camada mais vezes e realizar encaixes simétricos se assim desejar =]:

Agora vamos adicionar uma pequena surpresa dentro do exemplo do dia a fim de estimular o motor criativo de vocês =], para isto escolha uma imagem do seu acervo e converta-a para escala de cinzas ampliando um pouquinho o seu brilho e contraste a fim de dar mais enfase aos tons claros:

Copie a imagem escolhida e cole-a sobre o nosso trabalho em forma de nova camada:

Agora vem o segundo pulo do gato:

Selecione a nova camada que acabamos de criar, depois mova-a para baixo de maneira que ela fique entre a camada base e a camada que gerou o efeito detalhista subtrativo. Para isto, clique sobre a nova camada *(no caso deste exemplo seria a do rosto) e arraste-a até que a mesma se encaixe entre as duas de baixo:

A ação anterior amplificou o nosso leque de possibilidades conceituais para com o nosso exercício do dia, veja por exemplo o que acontece se aplicarmos ao exemplo um efeito de camada subtrativo como por exemplo o “Extrair Grãos”. Para isto, aplique o efeito de camada citado sobre a camada que movemos anteriormente=]:

Ou ainda aplicarmos o efeito de camada denominado “Somente Escurecer” =]:

Aproveitando este último, selecione a camada do topo e duplique-a afim de se gerar encaixes simétricos a seu gosto pelo trabalho:

Se desejarmos um tom ainda mais sombrio *(caso o seu conceito esteja dentro deste grupo claro) duplique a camada que leva a imagem que escolhemos para incorporar ao nosso trabalho e aplique sobre esta o efeito de camada subtrativo denominado “Super Exposição”:

Terminamos! =]

Agora deixo duas possibilidades finais bastando para isto modificar o padrão da estrutura luminosa das linhas estruturais =]

Ou assim =]:

Cole o trabalho em forma de nova camada sobre a imagem que escolhemos para anexar ao mesmo e aplique sobre esta nova camada o efeito de camada denominado “Super Exposição”, duplicando tal camada até que toda a imagem possa ser preenchida de forma simétrica:

É isso ai =], vejo vocês no nosso próximo assunto!

2 Respostas to “Estruturas metálicas? =]”

  1. […] por Guilherme Razgriz (hellcomdevΘgmail·com) – referência […]

  2. Mário RPG Says:

    Ficou massa pra caralho, valeu.

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