Onegrus Aguarius

Caros,

Acredito que chegou o momento para levarmos o conceito de minimalismo próximo ao zero absoluto luminoso. Importante isto é pois é preciso exercitar a habilidade de se transmitir conceitos mesmo com uma estrutura luminosa pobre em somas de cor.

Aos que chegaram “agora” por favor leiam este documento antes de prosseguir:

https://razgrizbox.wordpress.com/2008/05/26/amazonius-criativus/

A arte do minimalismo Auto Catalítico:

Comecemos o exercício de hoje criando uma nova imagem de fundo preto no Gimp com tamanho sugerido entre 800×600 e 1600×1200 pixel s.

Criada a imagem, vamos abrir a nossa principal ferramenta de trabalho do dia, o nosso já conhecido filtro renderizador denominado “Chamas” cujo caminho pode ser visto abaixo:litiminus0

Quando a interface principal do filtro tiver terminado de carregar clique diretamente em “Editar”:

litiminus1

Após o carregamento do menu de seleção espectral, clique sobre o recurso denominado “Variação” e dentre a lista de padrões de geração escolha um que favoreça a criação de um espectro limpo e de linhas alongadas. Uma boa sugestão é o padrão denominado “EX”:

litiminus2

Quando estiver satisfeito com o espectro escolhido clique em “OK” e aguarde o processamento:

litiminus3

Criado o espectro duplique a camada portadora do mesmo:

litiminus4

Feito isso, aplique agora sobre esta nova camada o efeito de camada denominado “Super-Exposição”:

litiminus5

Agora utilizando a ferramenta de espelhamento, execute espelhamento vertical ou horizontal sobre esta camada:

litiminus6

Feito isso combine as camadas visíveis e duplique a resultante, depois redimensione esta nova camada até que esta fique com 50% do seu tamanho original, aplicando em seguida ainda sobre a mesma o efeito de camada denominado “Somente Clarear”:

litiminus7

Agora repita o procedimento que acabamos de executar quantas vezes você desejar. Para obter um traço mais forte duplique a camada que foi redimensionada e aplique sobre a nova camada resultante o efeito de camada denominado adição:

litiminus8

Feito isso, combine todas as camadas visíveis do trabalho e duplique a resultante. Sobre esta aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear” e em seguida mova-a até que esta forme um elo para com o primeiro objeto, execute tal procedimento quantas vezes desejar:

litiminus9

Executado o procedimento, combine todas as camadas visíveis do trabalho e duplique a resultante espelhando-a em seguida aplique sobre esta nova camada o efeito de camada “Somente Clarear” e espelhe-a a fim de obtermos um padrão simétrico:

litiminus10-before

Agora combine novamente as camadas visíveis do trabalho. Feito isso, vamos transformar esta nova camada em um padrão fractiliano, para tal utilizaremos o filtro denominado “Traçar com Fractal”:

litiminus10

Após o carregamento da interface do filtro, utilize os parâmetros do mesmo para criar um padrão em arcos na imagem :

litiminus11

Agora duplique a camada e sobre esta nova aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear”

litiminus12

Depois execute o espelhamento a fim de se criar simetria:

litiminus13

Explosão Simétrica

Agora que já nos aquecemos vamos  sair do minimalismo catalítico e partir para explosão simétrica catalítica distorciva que é um procedimento relativamente mais complicado mas que utiliza a mesma base do procedimento anterior.

Comecemos criando uma nova imagem com as mesmas proporções da anterior e indo direto até o filtro renderizador denominado ‘Chama” afim de criarmos um novo espectro luminoso, porém desta vez criaremos um espectro de grande volume com grandes alternâncias abruptas de luz, o recurso ideal para obtermos tal espécime se chama “Fan”:

litiminus15

Ativado o sistema de variação escolha o espectro que mais se adéqua ao seu gosto:

litiminus14

Satisfeito, mande o filtro trabalhar:

litiminus16

Agora duplique a camada base e sobre a nova camada aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear”, em seguida execute espelhamento sobre a mesma:

litiminus17

litiminus18

Agora vamos aplicar uma boa dose de movimento espectral ao nosso trabalho da seguinte maneira:

Combine as camadas visíveis do mesmo e duplique a resultante. Feito isso vamos rotacionar a nossa nova camada em 90 graus:

litiminus19

Agora aplique o nosso já conhecido filtro distorcivo denominado “Vento” sobre esta camada com o parâmetro denominado “Limite” com valoração zero e o parâmetro força com valoração a gosto.:

litiminus20

Agora torne invisível a camada portadora do nosso trabalho intacto e duplique a camada onde aplicamos o filtro distorcivo aplicando sobre a mesma o efeito de camada denominado “Adição”, não se esqueça de duplicar tal camada com o efeito proposto até que o resultado se torne mais realçado e visível:

litiminus22

Agora combine todas as camadas visíveis do trabalho e torne a camada que nada sofreu visível outra vez, feito isso rotacione a resultante do processo anterior no sentido anti-horário afim de que a mesma retorne a sua posição original:

litiminus23

Agora sobre a mesma aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear”:

litiminus25

Agora vamos uniformizar a cor e a estrutura luminosa do trabalho , para isto utilize o que aprendemos em controle de freqüência e fase de valorações dentro do filtro denominado “Mapeamento Alien”

litiminus26

Eis o que temos:

litiminus27

Não parando por aqui, duplique a camada base e sobre a nova camada, aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear”, depois execute espelhamento vertical ou horizontal sobre a mesma:

litiminus28

Para elevar o nível ao catalítico diamante branco vamos distorcer um pouco mais as coisas, combine novamente as camadas visíveis e sobre a resultante aplique o filtro distorcivo denominado “Redemoinhos e Marteladas” :

Carregada a interface do mesmo, execute uma distorção leve sem afundar de mais o centro da imagem:

litiminus29

Satisfeito deixe o filtro executar a sua tarefa:

litiminus30

Agora duplique a camada base e espelhe a resultante :

litiminus31

Agora aplique sobre a mesma o efeito de camada denominado “Somente Escurecer” =]:

litiminus32

Eis o que temos =]

prefizinitfinit

Se o efeito de camada aplicado fosse o denominado “Somente Clarear” teríamos:

1zinitfinit

E para encerrarmos o assunto do dia pergunto aos meus queridos ex aprendizes do curso ministrado na “EX-Press”, que filtro foi utilizado para alterar a estrutura luminosa do trabalho?

2zinitfinit

É isso ai, vejo vocês no nosso próximo assunto! =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: