A sombra da maldade

Caros,

Não sei mesmo como esse assunto passou desapercebido por mim durante tanto tempo, vamos falar sobre o contraste negativo e positivo =]:

Vamos começar criando uma nova imagem de tamanho razoável, 1200×1600 pixel s ja é suficiente, dentro desta nova imagem aplique um degradê bipartido em forma de espiral longa:

cidnegra1

Feito isso, crie uma composição com pincéis em novas camadas ou nesta própria a seu critério utilizando a ferramenta aerógrafo, preferencialmente utilizando a cor luz *(branco), para ajudar neste processo coloque uma musica e deixe ela guiar você=]:

cidnegra2

Quando você terminar combine todas as camadas visíveis e abra o nosso já intimo filtro denominado “Mapeamento Alien“:

cidnegra3

O grande segredo está na frequencia e na fase da luminosidade sob as seguintes diretrizes:

A frequencia da luminosidade com valoração entre 0,85 e 1,25 sempre promoverá brilho intenso e contraste acentuado quando houver interseção com áreas ausentes de cor

A fase da luminosidade amplia o embate visto acima sempre que sua valoração fica entre ZERO e 14,1, acima disso ela amplia o contraste entre a cor luz e a ausência de cor

cidnegra4

cidnegra5

Satisfeito clique em “ok” e aguarde o processamento:

Mui bem, estamos na reta “final”, duplique a camada e sobre a nova camada aplique o efeito denominado ” Multiplicar”, isto irá esconder os pequenos defeitos de iluminação e enaltecer o contraste:

cidnegra6

Repare na diferença:

cidnegra7

Eis como ficou:

cidnegra8

E quanto ao alto contraste com objetos?

É um pouquinnnho mais complicado, vamos a ele:

Primeiro há de se escolher o objeto e no caso do exemplo do dia é este aqui:

cidnegra9

Pois bem, aplique sobre a aimagem escolhida por você o mesmo conceito visto anteriormente no filtro mapeamento alien :

cidnegra10

cidnegra11

Quando o filtro terminar a tarefa, copie o que você criou na imagem anterior e cole sobre o objeto em forma de nova camada:

Sobre a mesma, aplique o efeito de camada denominado “esconder”:

cidnegra12

O grande truque vem agora, escolha dentre o seu acervo algum pincel que seja um splash ou crie uma composição irregurar utilizando a ferramenta “Borracha” para esta tarefa:

cidnegraantesda13

cidnegra13

Agora você pode deixar como está:

final1

OU….aplicar o Mapeamento Aien para repotencializar o contraste =]

final2

E esta é a mecânica básica de uso do alto contraste =] oque signfica que a variedade de variações encima destes conceitos não tem tamanho.

Vejo vocês no nosso próximo assunto!

5 Respostas to “A sombra da maldade”

  1. Eu acompanho o seu blog a algum tempo, e eu tenho que te dar os parabens. Você manda muito bem !

    Eu começei a mecher no Gimp a apenas alguns meses, entao não faço grande coisa, mas espero que um dia eu possa fazer no Gimp metade do que você faz xD

    Parabens pelo seu trabalho, abraços.

  2. Sera que você pode me indicar um site manero para baixar brushes??

    Eu to sempre olhando o DeviantArt, mas quase nunca acho algum que me interesse…

  3. Pros alunos que estão afim de uns brushes maneiros eu achei esse site:

    http://www.blendfu.com

    Muito bom mesmo.

  4. oi achei o bixo esse programa… qual o nome? ele jah vem com váios tipos de pinceis e efeitos prontos? tem para windows e mac?

    fico no guardo

    • phenonart Says:

      O programa se chama GIMP. Como todo editor de imagens decente os recursos você encontra espalhados pela rede e no próprio blog eu coloquei um listão sobre como e onde encontra-los. Ele possui versão para windows e mac apesar de eu honestamente não precisar delas pois o tux não me da aborrecimentos.

Deixe uma resposta

