O retorno dos SITH *(Darth Razghull)

  • (Theme song : The Imperial March)

Caros,

agora que sou considerado um “Sith*(Darth Razghull)” por não endossar a política do “almoço grátis” este documento caiu como uma luva. Mas…por que?

Alguns dias atrás um aprendiz perguntou como seria o processo de confecção de um “sabre de luz” feito em vetor,  Para programas que trabalham apenas com bitmap*(também chamados de “editores de imagem)  existem muitos documentos que falam sobre isso direta ou indiretamente e apesar de o conceito ser parecido e até simplista não vi muita coisa a respeito*(apesar de não ter feito uma procura incisiva), então hoje nós vamos não apenas aprender a criar um “sabre de luz” mas também entender como funciona o processo de criação de objetos a partir da soma das características de outro objeto quando sobrepostos sob a chancelaria da função denominada “Clip”. Vamos lá?

Antes de mais nada é hora de escolher e importar uma imagem que se enquadre de maneira direta ao conceito do trabalho, no caso do exemplo optei por algo bem “oportuno”:

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Agora vamos transformar esta imagem em um desenho vetorial, para poupar tempo vamos deixar esta tarefa para a ferramenta denominada “Traçar Bitmap” cujo caminho pode ser visto abaixo:

IPC: No blog existe um documento que fala exclusivamente do trato para com esta ferramenta, basta procurar.

darthrazgriz2

Como o que nos interessa é a forma primária do objeto não tenha grandes preocupações com detalhismos que a imagem original possa vir a ter bastando que o conceito e os traços primários originais sejam preservados:

darthrazgriz3

Após a ação da ferramenta o bitmap original poderá ser descartado ficando apenas os vetores criados:

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Agora utilizando os conceitos estudados quando falamos sobre simetria tipográfica, crie uma figura simplória que represente os seus sentimentos durante a realização da tarefa. No meu caso o que eu escolhi fazer reflete no exercício anterior:

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Agora duplique o desenho sem agrupar seus objetos formadores e coloque todo o conteúdo sobre o primeiro vetor que criamos baseado no bitmap conceito do trabalho. No caso do exemplo o conceito era o “lado negro da força” tendo como principal doador um certo personagem bem conhecido. Feito isso selecione todos os objetos presentes no cenário :

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Sobre eles faça a ferramenta denominada “Clip” agir:

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Após a ação da mesma restará apenas um dos lados do desenho que você criou com a simetria e o outro objeto estará fundido a esta metade, basta agora duplicar o mesmo e refazer a simetria para ver o resultado final, abaixo podemos constatar o desenho original e o pós intervenção:

Pois é nada complicado mas altamente eficaz, dito isso vamos adiante.

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Os Sabres de LUZ.

Este objeto  que nos gera tanto fascínio e admiração leva em sua construção diversos traços de quem o “utilizará” isto porque o “sabre de luz” é parte de quem o constrói. Assim como qualquer outro trabalho ele deve carregar no mínimo algo que você queira ou tenha a “dizer”, mas não se engane em pensar que isto irá dificultar a sua tarefa pois os procedimentos primários pouco mudam de acordo com a interpretação do objeto a ser criado, de fato meus caros aprendizes quando desenhamos um objeto em vetor, papel ou mesmo assinamos nossos nomes em um documento qualquer, o nosso jeito de “fazer” é como uma segunda “impressão digital” algo ÚNICO que pertence exclusivamente a você, NUNCA se esqueça disso enquanto estiver criando seja aonde for.

Dito isso vamos adiante :

Crie um retângulo no Inkscape :


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Agora duplique o retangulo que você acabou de criar, note que estes serão o “cabo” e a “lâmina” do sabre:

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Agora vamos dar aos nossos retangulos as suas formas primárias finais, redimencione um deles até o comprimento desejado para o cabo e estreite o segundo redimencionando se necessário até que a lâmina fique a seu gosto. A figura abaixo mostra um exemplo do que foi dito:

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Agora vamos focar o trabalho na lâmina, como a lâmina do sabre é geralmente levemente arredondada, utilizando a ferramenta de edição de pontos vetoriais, arredonde as extremidades do retângulo que representará a lâmina como visto na figura abaixo:

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Aqui já temos a “lâmina” com a curvatura final :

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Agora faça o mesmo com o “cabo” pois assim ele adquire certa profundidade:

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Agora centralize ambos os objetos como na figura abaixo e teremos o formato primário do nosso sabre:

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Agora que já temos o formato básico podemos trabalhar no feixe de luz resultante da ativação da lâmina do nosso sabre. Primeiro Preencha o retangulo da lâmina de branco, isto porque o “blaster” *(centro do sabre) é branco=]*(basta reparar isso no filme e derivados):

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Agora é que vem o “pulo do gato”, o que irá determinar a cor do seu “sabre” é a cor do traço da borda do retângulo =], então o primeiro passo é escolher a sua cor, pois para o exemplo escolhi vermelho:

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Depoid de escolher a cor, arredondemos o estilo do traço conforme procedimento descrito nas imagens abaixo:

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Agora vamos ampliar a largura para que a cor do traço “envolva” a parte central do “sabre”:

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Agora vamos alinhas o “cabo” e a “lâmina” para que o sabre tome forma a contento, lembrando que o tamanho da lãmina pode ser reduzido a qualquer tempo por você desde que o alinhamento seja respeitado e as proporções mantidas:

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Feito o alinhamento, duplique o retângulo que representa a lâmina, isto a curto prazo irá fortificar o brilho da mesma:

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Agora trabalhando este retângulo que criamos ZERE o preenchimento das suas bordas :

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Agora preencha o mesmo com degradê linear:

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Depois duplique-o e aplicando simetria, espelhe-o para formar a outra metade do centro :

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Eis o que temos até aqui:

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Agora selecione o retângulo com a borda vermelha e desfoque o seu traço até que o mesmo fique semelhante ao feixe dispersante original de um verdadeiro sabre:

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Prontinho, já temos a lâmina =]

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Agora vamos trabalhar no cabo do nosso sabre, na verdade esta é a parte mais pessoal deste artefato a primeira coisa a fazer é imaginar como ele deveria ser, ou seja, pense em como seria o SEU sabre de acordo com o lado ao qual você pertence da “força”. No caso do exemplo vamos fazer um sabre prateado oque não impede você de criar um completamente diferente de acordo com as suas preferências=]:

Primeiro levante a seleção do retângulo que representa o cabo do sabre até o nível mais alto para que a parte final da “lâmina” seja sobreposta e em seguida duplique-o, depois aplique sobre o novo retângulo a cor branca e por fim degradê linear:

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Agora é hora de adicionar um ornamento ao sabre, repare que poucos sabres nos materiais oficiais e de fâns da serie são ornamentados desta forma mas como é um objeto único nada impede que isto seja feito. Duplique o retângulo que acabamos de preencher com o degradê linear e preencha-o com cor solida*(preto) , depois mova-o para fora da area do sabre e deixe-o em espera pois logo vamos utiliza-lo. Agora crie uma arte ou escolha um desenho que eventualmente você tenha criado , depois eleve a seleção do retangulo ao topo e coloque-o sobre a arte recém criada para emfim aplicar a ferramenta denominada “Clip” sobre os mesmos. As imagens abaixo ilustram este processo:

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Eis o que temos, agora a arte encaixará de maneira hermética no cabo do sabre:

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Agora posicione-a corretamente no sabre:

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Agora vamos dar um relevo, para isto duplique a arte, mova a ligeiramente para qualquer direção e pinte-a de branco, em seguida altere a sua forma de preencimento para degradê linear:

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Agora adicionemos um itém relativamente comum, um botão de “ativação” para a “lâmina” do nosso sabre, para tanto crie um circulo preto e posicione-o em um local apropriado do seu sabre:

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Agora duplique-o e pinte o mesmo com uma cor de  sua  escolha, de preferência use a mesma que foi definida para a lâmina, em seguida aplique o preenchimento “Radial” sobre este último:

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Caso deseje crie outros botões para complementar o seu sabre se assim for do seu agrado:

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EXERCÍCIO:

Crie três  sabres de luz exclusivos e um simbolo que os represente =]

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Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!

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2 Respostas para “O retorno dos SITH *(Darth Razghull)”

  1. Como sempre, um ótimo documento.

    E não se preocupe tanto com os malditos bozos da comunidade. Você é um dos caras que mais contribuem com o SL e ponto.

  2. Caraca, adorei, parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de publicar seus conhecimentos.
    Muito bom mesmo. E terei o maior prazer em ver seu próximo assunto, com certeza.

    Massa!!!!!

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