Shining Bolt

Caros,

Hoje vamos visitar  o conceito de inversão coloral aplicado ao plano abstrato, seu uso se da principalmente na construção de objetos bi-colores a partir de corpo único.

Comecemos criando uma pequena composição simétrica feita apenas com um único pincel aplicado em camadas espelhadas:

theshine

Agora combine as camadas visíveis e duplique a resultante, feito isso inverta as cores da nova camada resultante deste processo:

theshine1

Feito isso, mova ligeiramente a camada que sofreu a ultima ação:

theshine3

Agora aplique o efeito de camada denominado “Multiplicar” sobre esta camada e veja oque acontece=]:

theshine4

Note que os trechos que não fazem interseção entre as  duas camadas serão descartados do nosso trabalho, isto se faz de maneira simples e prática através do uso da ferramenta de corte bastando para isso selecionar a área coberta pela junção das duas camadas do trabalho:

theshine5

Agora inverta as cores da segunda camada novamente, isto irá realçar as ranhuras:

theshine6

Agora, aplique o efeito de camada denominado “Diferença” sobre esta camada:

theshine7

Feito isso vamos adicionar um toque de luz ao nosso trabalho antes mesmo de adicionar as cores, para isso vamos desfocar um pouco esta camada fazendo uso do filtro denominado “Desfocagem Gaussiana” cujo caminho pode ser visto abaixo:

theshine8

Aqui basta dar valoração acima de 25 aos parâmetros do filtro para que as ranhuras sem foco fiquem visíveis por baixo da imagem uniforme formando o efeito de profundidade indireta:

theshine9

Eis o que temos:

Repare que o efeito de profundidade nos deu luz progressiva por baixo da imagem, exatamente como planejado:

theshine10

Chegou a hora de definir as cores finais do trabalho =]:

Para uma uma imagem em duas cores distintas ou mais, uma boa maneira de separação é trabalhar as cores de cada camada separadamente, ou seja, sem unifica-las =], de resto vamos deixar o trabalho sujo para o nosso velho conhecido filtro denominado “Mapeamento Alien“=]:

theshine11

Como única recomendação de configuração coloral recomendo trabalhar com valoração mediana a fase da luminosidade, assim as bordas da camada vigente *(mais nova no caso do exemplo)  irá se sobressair, ainda falando sobre o exemplo apenas uma das camadas passou pela ação do filtro:

theshine12

Após o filtro fazer o seu trabalho nós temos isto: Repare que o “split-off” de pixel s fez com que a imagem adquirisse duas cores sem a necessidade de aplicar o filtro sobre as duas camadas=]:

theshine13

E assim ficou o exemplo do dia

theshinefini

Então hoje nós vimos como executar e trabalhar com o princípio de inversão coloral em plano abstrato =].

Dito isso meus caros vejo vocês no nosso próximo assunto!

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