O Vazio Sombrio

Caros,

O assunto de hoje remete ao conceito do vazio auto-preenchido. Na pratica meus caros aprendizes, a área útil em uma imagem não esta de fato “vazia” , ela está ocupada por “ela mesma”, ou seja não é por que existe um espaço vazio em um determinado trabalho que o mesmo precise ser preenchido, afinal de poluído já basta o ar das metrópoles . Agora e quanto a criar espaços vazios? É justamente isto que iremos aprender hoje além de transforma-los em parte ativa do nosso trabalho.

Comecemos escolhendo uma imagem para ilustrar o exemplo do dia. Como de praxe você é livre,  mas dê preferência a um rosto:

1B_and_G_with_Skull_II_by_fetishfaerie_stock

Aberta a imagem, duplique a camada base e espelhe a resultante em sentido horizontal :

elva1

Agora, mova ligeiramente a camada espelhada para o sentido no qual foi feito o espelhamento, no caso do exemplo o mesmo foi executado virando o rosto para a “direita” da imagem, em seguida aplique sogre esta mesma camada o efeito de camada denominado “Somente Escurecer”, isto fará com que a parte escura da imagem espelhada “crie um vão” no meio da imagem =]. Feito isso abra sua aba ou janela de pincéis e escolha algum rico em detalhes que seja compatível com o conceito que você deseje passar, depois aplique-o sobre a camada na qual estamos trabalhando utilizando para esta tarefa a ferramenta “Borracha” presente na caixa de ferramentas do Gimp:

elva3

Repare como o pincel escolhido cria os traços fazendo uso indireto da lacuna criada =]

elva4

Depois dessa fartura de traços negros é hora das cores não? Pois é, poderíamos parar por aqui mas um pouco de realce não faz mal a ninguém =], deixemos esse serviço para o nosso velho amigo de nome “Mapeamento Alien” cujo caminho pode ser visto abaixo=]:

IPC: Note que você pode realçar ainda mais os traços aplicando o filtro somente na camada de cima, apenas tome cuidado com os excessos.

elva5

Caso você deseje manter inalteradas as cores do seu trabalho basta desmarcar os canais correspondentes. Como se deseja apenas um pouco de realce trabalhar a estrutura luminosa com baixas valorações é a única restrição:

elva6

E assim ficou o nosso exemplo do dia =]

elva7

Muito bem, hoje nós aprendemos a criar traços vivos no trabalho  a partir de espaços vazios =].

Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: