O Texto atrás da Imagem

Caros,

Vamos aqui hoje visitar um assunto que plana nas mentes de muitos de vocês que chega a mim na forma de uma pergunta: “Como eu faço para colocar uma parte de um texto atrás de uma imagem igual eu vejo nas revistas de moda e de suplementos para atletas?”

Bem, em um editor de imagem bitmap como o Gimp ou o Krita bastaria duplicar a camada da imagem base, coloca-la no tipo e recortar oque fosse necessário descartando-se o resto. Apesar de não ser uma tarefa das mais complicadas ela exige um pouco de tempo para que o serviço fique bem feito. Então hoje vamos simplificar este processo executando este serviço no

Inkscape=].

Com o programa aberto, importe a imagem alvo para dentro do mesmo e sobre ela escreva um título qualquer:

Agora guarde bem em sua memória oque você acabou de escrever e a fonte escolhida. Feito isso APAGUE oque você escreveu, não se preocupe pois logo terá seu texto de volta:

magamag1

Agora vamos apresentar um recurso até então não visto por nós aqui ainda, o gerenciamento de CAMADAS do Inkscape. Erroneamente muita gente pensa que tal recurso é “exclusivo” dos programas de edição bitmap mas não, tal recurso é inclusive vital para  criação de complexos objetos 3d em programas apropriados diga-se como exemplo livre o Blender. Dito isso vamos abrir a interface de controle de camadas do Inkscape:

magamag2

Aberta a interface rapidamente apresenta-la:

Muitos dos recursos vistos aqui não são novidade para quem já esta na “estrada do aprendizado” a mais tempo, mas mesmo assim vamos reve-los:

O simbolo caracterizado pelo sinal de “+” tem a  sua serventia na criação de uma nova camada, primeiramente faça isso para que possamos apresentar os demais recursos.

magamag3

Após ordenar a criação de uma nova camada é possível determinar a sua posição hierárquica no trabalho e o seu nome:

magamag4

Para selecionar a nova camada criada basta clicar sobre a mesma. Feito isso reescreva o seu título dentro da mesma e escolha uma cor para o mesmo :

Continuando a nossa analise dos recursos de configuração das camadas, o simbolo caracterizado por um “olho” tem a sua serventia em deixar a camada visível ou invisível no trabalho.

O simbolo representado por um pequeno cadeado tem a sua serventia em travar a camada quando ativado, impossibilitando assim modificações na mesma.

As pequenas setas em sentidos opostos determinam a posição hierárquica dentro do trabalho, tanto para cima quanto para baixo.

O simbolo representado por uma pequena lixeira ou traço vermelho tem a sua serventia na deleção de camadas desnecessárias.

Por fim o campo denominado mistura abriga os tradicionais efeitos de camada já tão vistos por nós ao longo desta estrada mas de forma simplificada *(multiplicar, somente escurecer e afins) .

magamagantesda5

Agora dentro desta mesma camada, crie um objeto simples que abranja a parte da imagem que deve ficar sobre o texto utilizando para esta tarefa a ferramenta Bezier:

magamag5

Faça o objeto sem se preocupar com os detalhes e curvas pois iremos edita-lo depois:

magamag6

Agora preencha o objeto criado com cor de estrutura luminosa oposta a escolhida para o título que você digitou:

magamag7

Agora vamos aplicar o bom e velho conceito das construções aditivas e subtrativas visto a algum tempo no Gimp aqui no Inkscape, aplique então sobre esta camada o efeito denominado “Iluminar” e veja o que acontece:

magamag8

Agora basta moldar o nosso objeto até que ele abranja apenas a area que deva sobrepor o texto =]:

magamag9

Normalmente a curva do objeto deve contornar os traços mais salientes da imagem de maneira suave, contínua e fiel:

magamag10

Quando você terminar basta apreciar o seu trabalho =]

magamag11

Meus caros aprendizes por hoje nós ficamos por aqui. Vejo vocês no nosso próximo assunto!=]

About these ads

Uma resposta para “O Texto atrás da Imagem”

  1. Wilson Marques de Oliveira Diz:

    Bem, eu deparei-me com esta lagoa. Agora, é retirar água balde-por-balde e refrescar-me.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: