High Dinamic Range

Caros,

o título já denuncia o assunto do qual iremos hoje tratar, iremos aprender a transformar fotografias convencionais em fotografias HDR =]. Mas antes de começarmos vamos explicar o que é HDR em sua instância mór:

O olho humano pode ver uma grande variedade de instâncias estruturais luminosas tanto as mais pobres quanto as mais ricas em claridade, Mas imagens ancoradas em papel independente da gramatura ou modelo e ainda em televisores, projetores ou monitores  sofrem de uma deficiência crônica na proporção (range) e na comparação: a cor mais clara que um pedaço de papel pode mostrar é limitada pela luz na qual ela é vista, e o branco mais claro que um monitor de computador pode mostrar é limitado pelo seu tubo*(caso dos monitores e tvs CRT)  ou a energia luminosa potencial presente nos leds *(Caso deste tipo de aparelho) ou mesmo Potencial de fundo*(Plasma e LCDS). Como ainda não existe tecnologia capaz de explorar por completo os recursos estruturais luminosos que nossa vista pode suportar oque fazemos é ampliar o ganho luminoso de cada cor =].

Identificar uma imagem que sofreu tal alteração não é difícil, pois as cores são mais intensas e os detalhes extremamente aguçados.

Aproveitando, existem diversas metodologias com vista de se obter um bom resultado em HDR e hoje nós veremos a que considero mais simplória e eficaz.

Primeiro vamos ao exemplo do dia, escolha uma imagem do seu acervo que preferencialmente seja rica em detalhes:

hdr1

Feito isso, duplique a camada base e sobre ela vamos aplicar o filtro denominado “Máscara de Desaguçar” cujo caminho pode ser visto abaixo:

hdr2

É bem verdade que ainda não falei nem uma linha ou mesmo teci qualquer comentário sobre esse filtro anteriormente, então, não existe momento mais apropriado do que este pra isso:

Este filtro tem a  sua serventia mór em amplificar a  estrutura luminosa individual de cada tom e cor presente na imagem =]. Sua interface auto explicativa permite um rápido ajuste dos parâmetros fornecidos a fim de que o ganho seja o desejado . Dito isso vamos aos parâmetros e suas serventias:

Raio : Tal parâmetro tem a sua serventia em determinar a abrangência do efeito sobre os setores colorais da imagem, ou seja, quanto maior for a sua valoração mais setores sofrerão alterações.

Quantidade: Tal parâmetro tem a sua serventia em determinar qual será a intensidade do ganho a ser dado a cada setor, assim, quanto maior for a sua valoração mais forte ficará o tom e cor alvo.

Limite: Tal parâmetro tem a sua serventia em ser o “freio” do filtro, ou seja, quantas quebras entre cor e luz ele deverá efetuar entre os setores para que a imagem não sofra ação total do filtro.

Para um efeito relativamente realista um raio abaixo de 50 e valoração de quantidade entre 1,50 e 2,00 são suficientes.

Quando satisfeito mande o filtro trabalhar.

hdr3

Eis aqui o resultado da ação do filtro, repare como o ganho estrutural interno de todos os setores é visível de longe =]:

hdr4

Feito isso, aplique o efeito de camada denominado sobrepor sobre a camada portadora do efeito aplicado duplicando-a em seguida. Sobre a nova camada resultante aplique o efeito de camada denominado “Esconder” e por fim adicione uma máscara a esta nova camada:

hdr5

Escolha a opção padrão pois para o efeito HDR precisaremos de uma máscara opaca:

hdr6

Feito isso preencha a máscara com preto, para tanto basta utilizar o balde de tinta sobre a imagem :

hdr7

Feito isso vamos criar pequena irregularidades na estrutura luminosa do trabalho, selecione um pincel de bordas desfocadas e utilizando preenchimento branco aplique-o em setores sensíveis a sua imagem:

hdr8

hdr9

Para amplificar o efeito basta duplicar a camada portadora da máscara:

hdr10

Feito isso vamos adicionar um pequeno reforço as bordas do trabalho =]. Para tanto duplique a camada portadora do efeito criado pelo primeiro filtro do dia e mova-a de maneira que a nova camada possa ocupar o topo da hierarquia das camadas do trabalho, feito isso vamos aplicar o modo de detecção de borda denominado “Neon”:

hdr11

A valoração do raio é por sua conta mas utilize o bom senso respeitando a estrutura luminosa da sua imagem:

hdr12

Eis aqui o resultado da ação do filtro  supracitado:

hdr13

Para adequar o seu uso ao trabalho, aplique sobre esta camada  o efeito de camada denominado “Sobrepor” =]:

hdr14

Para um encaixe perfeito, apague as áreas com volume em demasia fazendo uso da ferramenta “Borracha” presente na caixa de ferramentas principal do Gimp:

hdr15

E assim fica o nosso exemplo do dia =] :

hdr16

Caso deseje um pouco mais de claridade, troque o efeito de camada atribuído a camada duplicada portadora do efeito do primeiro filtro do dia para “Sobrepor” =]hdr17

Voilà! =]

hdr18

E para finalizar hoje teremos um bônus para vocês :

Esta imagem poderia ser identificada como HDR em seu pós filterm? Justifique sua resposta.

hdr19

hdr20

Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!

8 Respostas to “High Dinamic Range”

  1. Wonderful! Wonderful!

  2. Cara, muito boa as dicas, apesar da foto escolhida! lol

  3. Elias Gasparini Says:

    Olha, este tutorial é tão bem feito e explicado que mesmo quem não tem muita prática com o Gimp consegue fazer sem maiores problemas.

    Parabéns e obrigado.

  4. Olá,
    parabens pelo site, acabei encontrando atraves do br-linux e achei muito bom, to precisando aprofundar um pouco mais no uso do gimp e o site veio a calhar.
    Entaum, tava vendo alguns posts anteriores e vi q seu gimp eh “turbinado”, fui ver se o meu tinha esses pinceis e nada.. hauhauha
    Onde posso acha-los para adicionar ao meu?

    Agradeço desde jah
    Alceu

  5. […] site razgrizbox.wordpress.com mostra passo a passo como fazer um HDR com […]

  6. nossa muito legal esse tutorial, ostaia de saber se da pra fazer esse efeito HDR com fotos de cameras com poucos megapixels?
    tenho umas fotos q sao d uma camera d 2 megapixels, gostaria d saber se eh possivel.😉

  7. gostei muito desse tutorial, esse efeito hdr fica otimo.
    seu tutorial esta d parabens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: