Caros,
Acho que o nome deste documento já diz oque nós vamos aprender hoje. Então comecemos criando uma imagem de tamanho simplório porém congruente no Gimp, 500×500 é um tamanho bem adequado na minha opinião.
Criada a imagem, vamos agora apresentar o filtro responsável por boa parte do nosso trabalho do dia, ele se denomina “Mapear Objeto e o caminho até o mesmo pode ser visto abaixo:
Utilizando o filtro supra citado vamos agora criar diversos tipos de cubo :
uma vez aberto o filtro vamos selecionar a opção de mapeamento denominada caixa, marque também as coisas de diálogo para fundo transparente e para a criação de uma nova imagem, pois vamos reaproveitar nossa imagem “vazia” algumas vezes.
IPC: Sempre deixe marcado o dialogo denominado “Exibir esqueleto na pré-visualização” pois assim podemos acompanhar em tempo real as mudanças volumétricas aplicadas ao objeto.
Quanto a orientação espacial, configure de acordo com a perspectiva que você deseje que o objeto tenha. No caso do exemplo do dia decidi que a vista seria “frontal” então bastou adicionar 30 graus ao angulo de ataque rotacional X para que o objeto adquiri-se a sombra adequada ao objetivo do dia:
Não se esqueça de moldar o objeto ao seu gosto em matéria de comprimento, tamanho e formato mór:
E aqui temos o nosso primeiro :
Para a criação dos demais, procure variar no tamanho e no volume para que o seu trabalho se torne mais diversificado:
E aqui temos o nosso segundo :
Caso deseje você também pode criar objetos com perspectivas diferentes para dar ainda mais variedade ao seu trabalho:
Um pequeno BIZU para quem esta vindo aqui pela primeira vez e claro para os esquecidos de plantão: Não é preciso refazer o caminho até o filtro para reutiliza-lo, repare que o ultimo filtro que utilizamos fica logo no cabeçalho do menu =]:
Caso alguém deseje ousar um pouquinho mais, não há problema em utilizar outras formas geométricas primárias desde que haja bom senso :
Agora que você criou muitos objetos, crie uma imagem grande e cole todos os objetos criados ali em forma de nova camada:
Não se preocupe com a disposição dos mesmos já que vamos cuidar disso adiante:
Agora vamos começar a montar este pequeno “quebra cabeças” que nós acabamos de criar. Primeiro torne invisíveis TODAS as camadas do seu trabalho, depois escolha apenas uma para ser o ponto inicial do mesmo. Esta que foi escolhida você tornará novamente visível para em seguida posicionar o objeto no ponto escolhido para começar a montagem, depois escolha outro objeto que se assemelhe a este primeiro em termos de perspectiva e comece a encaixa-los arrastando o segundo até que a acoplagem o satisfaça:
BIZU: Lembre-se do “LEGO” o processo é igualzinho.
Para alterar o esquema de montagem, você também pode alterar a ordem de numeração das camadas para que uma se sobreponha sobre a outra :
Não se esqueça de que é possível aplicar simetria a um determinado objeto para alterar a sua posição e perspectiva =]:
Preencha a imagem por inteiro até que os objetos formem um único composto:
Quando estiver satisfeito combine todas as camadas visíveis do trabalho e duplique a resultante, sobre esta vamos aplicar o filtro denominado “Vento” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Esta ação tem como objetivo criar uma sensação abstrata ao trabalho no âmbito do seu termino:
Deixe o recurso denominado “Força” com uma valoração alta e o recurso denominado “Limite” com valoração zerada para amplificar os resultados desta ação. Quando o filtro terminar o seu trabalho aplique o efeito de camada denominado “Super-Exposição” sobre esta camada:
Agora crie uma nova camada transparente e sobre a mesma crie uma composição com pinceis compatível com o conceito escolhido para o trabalho, aproveite as variações bruscas de tom para criar derivações com os pinceis:
Quando terminar combine as camadas visíveis e sobre a mesma crie uma nova camada transparente :
Sobre esta nova camada aplique um degradê de sua escolha, em seguida sobre esta mesma camada aplique o efeito de camada denominado “Sobrepor” para que o degradê se auto incorpore ao trabalho:
Agora façamos um pequeno ajuste na estrutura luminosa deixando-a mais intensa, combine as camadas visíveis do trabalho e deixemos isto para o nosso já velho conhecido filtro denominado “Mapeamento Alien”:
Como já é um trabalho com estrutura luminosa intensa vamos apenas dar uma leve equalizada, para isto desmarque os canais desnecessários e dê apenas de 0,40 a 0,48 de valoração a frequência de luminosidade e o serviço esta feito.
Para finalizar vamos a um toque de simetria: duplique a camada restante do trabalho e espelhe-a na horizontal, em seguida aplique o efeito de camada denominado “Somente Escurecer”:
Pronto =]!
Muito bom o artigo, foi de grande valia.Tenho recebido umas imagens de um amigo, feitas no PhotoShop de extensão .psd, gostaria de saber o porque destas imagens ao serem abertas pelo Gimp no Linux aparecem com linhas tracejadas?
Olá,
No caso nunca tive qualquer problema com esse tipo de arquivo, experimente atualizar os pacotes do gimp em sua distro para ver se o problema desaparece.
Abraço.