O cubo mágico

em

Caros,

o título do documento já diz oque nós vamos aprender a criar hoje, na realidade nos já fizemos isso indiretamente incontáveis vezes mas atendendo a pedidos do pessoal que conheci na Campus Party vamos ao processo direto.

comecemos criando uma imagem congruente, acredito que 300×300 pixel s é ideal para este primeiro momento :

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Agora vamos criar o nosso padrão primário de cobertura do “brinquedo”, para tal  nada melhor do que fazer uso de uma ferramenta que crie uma textura que já separe tudo em sessões eqüidistantes. No caso específico deste tipo de objeto recomendo fortemente o uso do padrão renderizador denominado “xadrez”:

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Uma vez aberta a interface do mesmo, determine valoração de 100 pixel s ao tamanho, isto fará com que toda a imagem seja coberta de maneira uniforme:

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Eis oque temos:

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Como o objeto que desejamos criar possui cores diversas que deverão ser setadas manualmente vamos definir agora as ranhuras do nosso cubo deixando seu fundo e borda definidos. Para isto vamos utilizar o filtro denominado “Bordas” cujo caminho pode ser visto abaixo:

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Após aberta a interface apenas autorize o filtro a trabalhar deixando assim intacta a valoração e ajustes de fabrica:

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Após o filtro executar a tarefa temos:

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Muito bem, como este brinquedo normalmente tem um dos seus lados preenchido com a cor branca quando montado da forma correta, então para termos o dito “correto” vamos agora inverter as cores do exemplo do dia a fim de criar essa sensação :

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Eis oque temos:

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Agora escolha mais três cores do seu interesse*(imagine as cores que você imagina que o brinquedo possa ter) e preencha alguns dos quadrados independentes fazendo uso da ferramenta balde de tinta:

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Eis oque temos:

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Hora de dar volume ao nosso objeto, para isso vamos literalmente transforma-lo em um cubo utilizando o nosso já velho conhecido filtro denominado “Mapear Objeto” cujo caminho pode ser visto abaixo:

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Sete o mapeamento para “caixa” e não se esqueça de ordenar a criação de uma nova imagem em fundo transparente=], aproveite e marque também o campo denominado “exibir esqueleto na pré-vizualização” para que possamos posicionar e moldar o nosso objeto a gosto:

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Preferencialmente deixe seu objeto em posição que permita a visualização da extremidade superior ou mesmo inferior:

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Uma vez satisfeito basta aguardar o processamento. Como esta tarefa pode demorar um pouco abra um video para passar o tempo =]:

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Agora é só salvar o nosso objeto pronto! =]

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EXERCÍCIO:

Crie uma composição volumétrica utilizando o objeto que você acabou de criar:

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Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!

6 comentários Adicione o seu

  1. Lívia disse:

    Muito bem feito o post. Fácil de fazer o cubo, né? E dá para brincar um monte, rs. Agora estou fazendo dados =).

    []’s

  2. Rodrigo Reis disse:

    Otimo tutorial, apenas um erro, que os cubos só tem 1 peça centrais de cada cor 😛

    1. phenonart disse:

      É verdade =],

      #fail mas não acontecerá de novo. Obrigado!

  3. Show de bola! Mais um post super interessante.
    Assim que chegar em casa vou tentar fazer.
    😀

  4. edipokbelo disse:

    cara mto fácil fazer isso, valeu mesmo
    eu achei que seria algo mais complicado, mas não
    vlw 🙂

  5. Nilson disse:

    ótimo!! fiz e ficou direitinho 🙂

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