O cubo mágico

Caros,

o título do documento já diz oque nós vamos aprender a criar hoje, na realidade nos já fizemos isso indiretamente incontáveis vezes mas atendendo a pedidos do pessoal que conheci na Campus Party vamos ao processo direto.

comecemos criando uma imagem congruente, acredito que 300×300 pixel s é ideal para este primeiro momento :

elc1

Agora vamos criar o nosso padrão primário de cobertura do “brinquedo”, para tal  nada melhor do que fazer uso de uma ferramenta que crie uma textura que já separe tudo em sessões eqüidistantes. No caso específico deste tipo de objeto recomendo fortemente o uso do padrão renderizador denominado “xadrez”:

elc2

Uma vez aberta a interface do mesmo, determine valoração de 100 pixel s ao tamanho, isto fará com que toda a imagem seja coberta de maneira uniforme:

elc3

Eis oque temos:

elc4

Como o objeto que desejamos criar possui cores diversas que deverão ser setadas manualmente vamos definir agora as ranhuras do nosso cubo deixando seu fundo e borda definidos. Para isto vamos utilizar o filtro denominado “Bordas” cujo caminho pode ser visto abaixo:

elc5

Após aberta a interface apenas autorize o filtro a trabalhar deixando assim intacta a valoração e ajustes de fabrica:

elc6

Após o filtro executar a tarefa temos:

elc7

Muito bem, como este brinquedo normalmente tem um dos seus lados preenchido com a cor branca quando montado da forma correta, então para termos o dito “correto” vamos agora inverter as cores do exemplo do dia a fim de criar essa sensação :

elc8

Eis oque temos:

elc9

Agora escolha mais três cores do seu interesse*(imagine as cores que você imagina que o brinquedo possa ter) e preencha alguns dos quadrados independentes fazendo uso da ferramenta balde de tinta:

elcpre10

Eis oque temos:

elc10

Hora de dar volume ao nosso objeto, para isso vamos literalmente transforma-lo em um cubo utilizando o nosso já velho conhecido filtro denominado “Mapear Objeto” cujo caminho pode ser visto abaixo:

elc11

Sete o mapeamento para “caixa” e não se esqueça de ordenar a criação de uma nova imagem em fundo transparente=], aproveite e marque também o campo denominado “exibir esqueleto na pré-vizualização” para que possamos posicionar e moldar o nosso objeto a gosto:

elcpre12a

Preferencialmente deixe seu objeto em posição que permita a visualização da extremidade superior ou mesmo inferior:

elc13

Uma vez satisfeito basta aguardar o processamento. Como esta tarefa pode demorar um pouco abra um video para passar o tempo =]:

elc14

Agora é só salvar o nosso objeto pronto! =]

elc15

EXERCÍCIO:

Crie uma composição volumétrica utilizando o objeto que você acabou de criar:

elc16

elc17

Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!

6 Respostas to “O cubo mágico”

  1. Muito bem feito o post. Fácil de fazer o cubo, né? E dá para brincar um monte, rs. Agora estou fazendo dados =).

    []’s

  2. Otimo tutorial, apenas um erro, que os cubos só tem 1 peça centrais de cada cor😛

  3. Show de bola! Mais um post super interessante.
    Assim que chegar em casa vou tentar fazer.😀

  4. edipokbelo Says:

    cara mto fácil fazer isso, valeu mesmo
    eu achei que seria algo mais complicado, mas não
    vlw🙂

  5. ótimo!! fiz e ficou direitinho🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: